BNDES aprova programa de ajuda a municípios em calamidade pública



A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a criação do Programa de Reconstrução de Municípios Afetados por Desastres Naturais (BNDES PER). O programa disponibilizou cerca de R$ 800 milhões para apoiar a retomada da atividade econômica nas localidades.

As beneficiárias podem ser empresas, empresários individuais e pessoas físicas ou jurídicas caracterizadas como por exemplo, produtores rurais, localizados em municípios atingidos por desastres naturais que tiverem a situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo poder executivo federal.

Os recursos serão desembolsados por meio da rede de agentes financeiros credenciados.

A taxa de juros, fixa, será de 5,5% ao ano. O prazo é de 120 meses, incluídos de 3 a 24 meses de carência. No financiamento a capital de giro não associado a projetos de investimento, cujo valor exceda a R$ 100 mil, incluído o valor da comissão de garantia, quando for o caso, o prazo total será de 60 meses, incluída a carência.

Durante o período de carência não haverá o pagamento de juros, os quais serão capitalizados na mesma periodicidade de pagamento do principal. A exceção será no caso de operações com periodicidade mensal, em que os juros serão capitalizados trimestralmente.

Em virtude do caráter emergencial do programa, bem como o fato de que, por vezes, o registro do contrato de financiamento é significativamente oneroso para micro e pequenas empresas afetadas por desastres naturais, esta exigência poderá ser dispensada.

 

Fonte:
BNDES



14/10/2011 18:15


Artigos Relacionados


Programa do BNDES apoia municípios afetados por calamidade pública

Eunício Oliveira pede ajuda urgente para 166 cidades cearenses em estado de calamidade pública em razão da seca

Nove municípios de Pernambuco decretam estado de calamidade pública

INSS antecipa pagamento para segurados de municípios em calamidade pública

Passa na CCJ projeto que concede benefício para municípios em calamidade pública

Benefícios para municípios em estado de calamidade pública estão na pauta da CCJ