Bohn Gass alerta para o risco do plantio ilegal da soja transgênica



Alertando para o início do plantio da próxima safra de soja, o deputado Elvino Bohn Gass (PT) disse que os produtores rurais devem ficar atentos aos riscos do plantio ilegal de grãos geneticamente modificados. Ele lembra que o plantio comercial e a comercialização da soja transgênica continuam proibidos pela justiça federal. "Como essa restrição está em vigor, as sementes plantadas são consideradas ilegais", assinala Bohn Gass.

A Monsanto e a Associação Brasileira dos Produtores de Semente também lançaram, na última semana, uma campanha com esta mesma intenção. Apesar de a Monsanto estar na campanha, Bohn Gass acredita que a maior preocupação da empresa é garantir o lucro com a sua patente de transgênicos.

Ele citou o exemplo do agricultor canadense, Percy Schmeiser que foi processado e multado pela Monsanto sob a alegação de que teria violado a patente da empresa, no caso da canola resistente a herbicida. O agricultou teve que pagar, no ano passado, US$ 112 mil 450 dólares americanos por danos e mais as custas processuais da Monsanto. A vítima, no entanto, alega que as sementes de canola resistente a herbicida chegaram ao seu campo acidentalmente ou por polinização cruzada, ou caída de caminhões que passaram pelo local, explicação que acabou sendo rejeitada pelo juiz. "Os agricultores brasileiros devem ficar atentos para evitar riscos, prejuízos e envolvimento com a justiça", alertou o deputado petista.


09/16/2002


Artigos Relacionados


Sibá denuncia estímulo ilegal a plantio de soja transgênica no Rio Grande do Sul

Bohn Gass alerta que certificado para transgênicos é ilegal

Capiberibe condena edição de MP liberando plantio de soja transgênica

Paulo Paim anuncia liberação do plantio de soja transgênica no Rio Grande do Sul

MARINA APLAUDE DECISÃO JUDICIAL QUE PROÍBE PLANTIO DE SOJA TRANSGÊNICA

Osmar Dias critica a MP que regula o plantio de soja transgênica na safra de 2005