Bohn Gass critica os descontos diferenciados concedidos pela Tetrapak
O deputado petista ficou surpreso quando Paulo Rochet - diretor de Marketing desta multinacional de máquinas e embalagens para processamento do leite longa vida - revelou nesta quarta-feira, dia 28/11, aos integrantes da CPI que sua empresa dispõe de dois tipos de tabelas, com descontos que oscilam entre 1% e 5%. E mais, o próprio diretor de Marketing disse que estes valores não são contabilizados nas notas fiscais.
A Tetra Pak detém 98% do mercado brasileiro para a fabricação do leite longa vida. "Tal situação vantajosa lhe propicia escolher os privilegiados com tais descontos", criticou Bohn Gass, assinalando que se trata de mais uma injustiça com os pequenos processadores e indiretamente com os pequenos produtores de leite.
Como Rochet não explicitou os critérios que utiliza para selecionar os beneficiados com os descontos, o deputado petista quer aprofundar a investigação sobre tal irregularidade. O mercado, observa Bohn Gass, se concentra na indústria e nas redes de supermercados. "Dentro deste quadro, não existe, apenas um vilão, pois enquanto a rede varejista é dominada por três grandes grupos, o setor de embalagens fica restrito às mãos de uma única empresa.
Os deputados voltam a se reunir às 14h da próxima segunda-feira, dia 03/12, para ouvir o ex-vice-presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Luís Flaviano Feijó.
11/28/2001
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