Bohn Gass criticou ausência de ministro na Comissão de Agricultura



O deputado Elvino Bohn Gass (PT) criticou a ausência do ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, na audiência pública realizada nesta terça-feira (17/9) pela Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa. A presença do ministro havia sido sugerida pelo deputado petista devido a crise enfrentada pelo setor. “É lamentável que o ministro da Agricultura ou algum representante seu não tenha comparecido à reunião, o que indica profundo descaso com uma situação que tem prejudicado os produtores”, observou Bohn Gass.

O deputado entende que o governo federal precisa esclarecer os produtores como as ações emergenciais serão implementadas para resolver principalmente o problema da escassez de milho no mercado. “Nas atuais condições, a importação de milho e a compra de outros estados é inviável economicamente”, alertou Bohn Gass. O parlamentar espera que o governo federal cumpra o seu compromisso de movimentar os estoques públicos do milho, possibilitando que os pequenos criadores de suínos tenham acesso ao produto.

Bohn Gass ainda anunciou que o governo estadual convocou uma reunião da Câmara Setorial desta cadeia produtiva para o próximo dia 25/9, às 15h30min. “Neste encontro, pretendemos aprofundar o debate com produtores, representantes da indústria, dos supermercados, do Banco do Brasil, Banrisul e Conab - Companhia Nacional de Abastecimento - sobre a crise do setor, buscando alternativas viáveis para todos os lados envolvidos”, declarou o petista.

O deputado também chamou atenção para as iniciativas do governo gaúcho para incrementar o setor, como os benefícios tributários para a indústria da suinocultura e o estímulo à produção do milho, através do Seguro Agrícola, do Programa Troca-Troca de Sementes, dos programas de apoio à agricultura familiar e às cooperativas. “Além disso, o novo Fundopem, que direciona benefícios às empresas que realmente necessitam do suporte público, foi responsável pela reabertura do Frigorífico Mabella, em Frederico Westphalen, recuperando empregos da cidade e devolvendo renda ao campo”, assinalou o parlamentar, reivindicando que o governo federal também faça a sua parte.

09/17/2002


Artigos Relacionados


Bohn Gass discute normas da qualidade do leite no Ministério da Agricultura

Bohn Gass apresenta recurso contra votação de comissão mista para discutir projeto da Uergs

Bohn Gass mantido na liderança do PT

Bohn Gass contesta decisão

Bohn Gass aponta legalidade do uso

COMISSÃO PROTESTA CONTRA AUSÊNCIA DO MINISTRO DA FAZENDA