Bohn Gass diz que PMDB mente sobre a execução orçamentária
O líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa, deputado Elvino Bohn Gass disse que em 1998, o governo do PMDB executou apenas 76% do orçado. "Em contrapartida, em 2000, o governo petista executou 91% do orçamento", comparou.
Criticando a bancada do PMDB - que está se negando a dar acordo para votar a suplementação orçamentária de R$ 20 milhões antes do recesso parlamentar - Bohn Gass assinalou que esses recursos são destinados ao Fundo de Sanidade Animal, ao projeto de irrigação da metade sul, às obras em aeroportos do interior do Estado, à indenização de agricultores das áreas indígenas e ao remanejamento interno.
Bohn Gass observou que em 1998, o PMDB suplementou 105%, enquanto em 1999, o PT suplementou 34% e, em 2000 27%. Trata-se, no entendimento do líder da bancada, de uma flagrante contradição do PMDB. "Quando estava no governo, recorria à suplementação e agora, esse mesmo partido percorre o interior do Estado espalhando mentiras sobre a execução orçamentária do nosso Governo".
Como é de praxe, o PT privilegia a transparência. Dessa forma, ao assumir a administração estadual passou a disponibilizar, na internet todos os números referentes ao orçamento. "Antes do PT assumir o governo do Estado, o orçamento público era elaborado a portas fechadas por meia dúzia de tecnocratas", lembrou Bohn Gass, salientando que agora é a população gaúcha quem decide onde serão alocados os recursos públicos. "E mais, o governo Olívio Dutra aplica 35% da receita tributária líquida na educação e 10% na saúde. Essa determinação constitucional passou a ser cumprida no nosso Governo, a exceção do último ano da administração Britto, que aplicou os 35% na educação, às vésperas das eleições. Além disso, temos projetos de inclusão social, como o Primeiro Emprego e Coletivos de Trabalho", exemplificou, assinalando que as pretensas denúncias do PMDB sobre a execução orçamentária não têm a menor credibilidade.
06/27/2001
Artigos Relacionados
Bohn Gass cobra do PMDB explicações sobre viagens e compra de helicóptero
Bohn Gass afirma que PMDB usa pesquisa para desviar atenção dos gaúchos
Execução orçamentária: PMDB denuncia desrespeito à participação popular
Bohn Gass quer anular votação do relatório sobre aftosa
Bohn Gass informa números do governo sobre transporte escolar
Bohn Gass defende investigação sobre contratação de parentes de Bernd no IPE