Bohn Gass e ativista indiana denunciam alimentos transgênicos



O deputado petista Elvino Bohn Gass e a cientista e ativista indiana Vandana Shiva, que participou do Fórum Social Mundial, realizaram blitz contra os transgênicos, ontem, no supermercado Nacional do shopping Praia de Belas. O ato, que foi acompanhado por ambientalistas brasileiros e estrangeiros, identificou dezenas de produtos alimentícios que contém transgênicos sem qualquer indicação para o consumidor.

Os produtos foram recolhidos das gôndolas e mostrados para a população que estava no supermercado, com o objetivo de conscientizá-la sobre os riscos destes produtos à saúde e ao ambiente. “Apesar dos alertas, os grandes grupos econômicos estão usando transgênicos na produção de alimentos sem que as pesquisas afastem os perigos potenciais dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) provocarem danos irreparáveis ao organismo humano e ao ambiente”, denunciou Bohn Gass, arrematando: "tudo isso sem que o consumidor saiba”.

Vandana Shiva é diretora da Fundação de Pesquisa para Ciência, Tecnologia e Ecologia da Índia. Ela participou de inúmeras atividades do Fórum Mundial Social, foi debatedora na Conferência sobre Sustentabilidade Ambiental e painelista no Seminário Tecnologia, Ciência, Ecologia e Capitalismo, realizado hoje na PUC. Militante social, Shiva é ativista do movimento em defesa da biodiversidade, da produção de remédios genéricos para as população pobres e da livre circulação das conquistas tecnológicas da humanidade para beneficiar o conjunto da população e assegurar o desenvolvimento sustentável, garantindo a preservação ambiental do planeta.

02/05/2002


Artigos Relacionados


Bohn Gass alerta que certificado para transgênicos é ilegal

Bohn Gass integra mesa redonda sobre transgênicos no Fórum Social Mundial

Bohn Gass mantido na liderança do PT

Bohn Gass contesta decisão

Bohn Gass aponta legalidade do uso

Bohn Gass critica deputado Berfran