Bolsistas do Ciência sem Fronteiras farão estágio em multinacionais



Empresas receberão estudantes brasileiros de áreas tecnológicas durante as férias

As companhias multinacionais Hyundai, de capital coreano; British Gas, inglês; General Eletric e Boeing, ambas de capital norte-americano, irão oferecer - a partir do próximo julho - 400 vagas em seus centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para estudantes brasileiros das áreas tecnológicas que estão no exterior como bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

A informação é do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, que afirma que “os estágios serão oferecidos no período de férias no Hemisfério Norte, de julho a setembro”. Atualmente, cerca de quatro mil bolsistas do CsF estudam no exterior.

Além de estágio em multinacionais, o governo também tenta alinhar o patrocínio de bolsas e oferta de estágios e empregos aos bolsistas egressos do programa também em empresas brasileiras. Um quarto de todas as bolsas do CsF - 26 mil - deverão ser fornecidas por companhias estatais e privadas.

O governo quer ainda o acolhimento direto de estudantes do Programa pelas empresas e entidades corporativas.  A meta é fazer com que, até 2014, cinco mil empresas privadas tenham processos contínuos de pesquisa e desenvolvimento. “As empresas produtoras de bens e serviços devem necessariamente aprofundar seu compromisso com o desenvolvimento de novas tecnologias, financiando e realizando P&D posteriores à pesquisa básica e aplicada”, defendeu Luiz Antonio Elias, secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Leia mais:

Ciência sem Fronteiras negocia ida de bolsistas brasileiros para os Países Baixos

Ministro defende aperfeiçoamento de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação no País

Grupo italiano firma acordo com projeto Ciência sem Fronteiras

Ciência Sem Fronteiras leva bolsistas à Nasa

 

Fonte:
Agência Brasil

 



15/06/2012 15:07


Artigos Relacionados


Ciência Sem Fronteiras leva bolsistas à Nasa

CNPq recebe novos bolsistas do Ciência sem Fronteiras

Novos bolsistas do Ciência sem Fronteiras recebem orientação

Ciência Sem Fronteiras prepara novos bolsistas de graduação

Canadá recebe bolsistas brasileiros do Ciência sem Fronteiras

Programa Ciência sem Fronteiras levará bolsistas para Itália