Bornhausen leva a Tebet apoio do PFL
De acordo com Bornhausen, houve uma "interpretação equivocada" sobre a saída de vários parlamentares do PFL do plenário, logo após a proclamação do resultado da eleição de Ramez Tebet para a presidência do Senado. "Foi apenas uma coincidência, não houve qualquer intenção e os que saíram naquela hora é porque já tinham compromissos assumidos", explicou.
O senador Ramez Tebet declarou-se "feliz" com o esclarecimento do episódio e manifestou confiança em que dessa forma se caminhe "para o bom andamento das coisas no Senado, dado que isso é do interesse comum de todos os partidos". O presidente do PFL aproveitou a oportunidade para transmitir a Tebet votos de "uma gestão bem-sucedida à frente da Casa".
Com relação à indicação do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) para integrar a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), formalizada pelo líder do PMDB na tarde de segunda-feira (dia 24), tanto Bornhausen quanto Tebet disseram ser um "direito" do líder do partido, mas expressaram seu entendimento que isso não terá efeito prático sobre o pleito do senador paraense a ser apreciado pelo colegiado.
A comissão vai apreciar recurso do ex-presidente do Senado reivindicando ser ouvido pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar antes de o órgão deliberar sobre eventual processo por quebra de decoro. Bornhausen acredita que Jader não poderá votar em causa própria, temendo por um "constrangimento" para o próprio parlamentar na comissão. O presidente do PFL acredita que "deverá ser assegurado amplo direito de defesa a Jader, caso se evolua da atual fase de investigação para a etapa do processo".
Já o presidente do Senado disse preferir não emitir juízo específico, manifestando confiança na CCJ e no Conselho de Ética. Ele apenas lembrou decisão "quando era presidente do Conselho de Ética, em caso muito semelhante". Na ocasião, o então senador José Roberto Arruda, que integrava o conselho, não quis votar a representação que o acusava de quebra de decoro por participação na violação do painel eletrônico.
25/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de JK leva programação a Tebet
MP sobre dívida agrícola leva ministro a Tebet
Aécio leva desagravo da Mesa da Câmara a Tebet
Oposição leva a Tebet suspeitas de irregularidades na elaboração do orçamento
NOVO PRESIDENTE DA OAB VISITA E LEVA APOIO À CCJ
Brizola leva apoio do PDT a Ciro Gomes