Comissão de JK leva programação a Tebet



A Comissão Mista Especial incumbida de preparar os atos comemorativos ao centenário de nascimento do presidente Juscelino Kubitschek - que transcorrerá no dia 12 de setembro deste ano - se encontrará nesta quarta-feira (17) com o presidente do Congresso, Ramez Tebet, para apresentar os eventos já aprovados pelo grupo. Após a audiência com Tebet, a comissão se reunirá para continuar a trabalhar na programação das comemorações.

Formada por 12 deputados e 12 senadores, a comissão foi criada em setembro do ano passado, é presidida pelo deputado Paulo Octávio (PFL-DF) e tem como vice-presidente o senador Arlindo Porto (PTB-MG). O relator, senador Francelino Pereira (PFL-MG), explicou que as definições tomadas até agora pela comissão precisam chegar ao presidente do Congresso pois este será o responsável pela organização da comemoração.

Entre as sugestões que serão apresentadas ao presidente, constam a realização de um seminário, a preparação de estande, vídeos e exposições sobre JK, além da sessão solene no Congresso no dia 12 de setembro. Existe também a recomendação de que o Conselho Editoral do Senado reedite o livro escrito por Juscelino intitulado "Porque construí Brasília".

O seminário, proposto por Francelino, deve ser iniciado em breve e estender-se até a data comemorativa. Os temas seriam: JK e o Parlamento, abordando a vida parlamentar do homenageado e seu relacionamento com o Legislativo quando presidente da República; JK e Niemeyer, tratando da moderna arquitetura brasileira e da construção de Brasília; e JK e a industrialização do Brasil, mostrando os avanços no setor automobilístico, naval e ainda outros assuntos relacionados com as melhorias no sistema energético e de rodovias implementadas por Juscelino.

- Este grande seminário será uma oportunidade para revitalizar o Legislativo, oferecendo o nosso espaço à inteligência brasileira. Cientistas, arquitetos, engenheiros, artistas, escritores, políticos, universitários e todos os que queiram e tenham interesse em debater a memória viva de Juscelino, o destino e as dificuldades do Brasil - avaliou Francelino.



16/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bornhausen leva a Tebet apoio do PFL

MP sobre dívida agrícola leva ministro a Tebet

Aécio leva desagravo da Mesa da Câmara a Tebet

Oposição leva a Tebet suspeitas de irregularidades na elaboração do orçamento

Programação Monetária é aprovada por comissão

CE TERÁ COMISSÃO PARA ACOMPANHAR PROGRAMAÇÃO DE TVS