Oposição leva a Tebet suspeitas de irregularidades na elaboração do orçamento



Os líderes do PT na Câmara dos Deputados, Walter Pinheiro (BA), e do PDT, Miro Teixeira (RJ), apresentaram ao presidente do Senado, Ramez Tebet, no início da noite desta quarta (19) , suspeitas de "anomalias graves" nos critérios para distribuição de verbas e escolha dos projetos beneficiados por indicações de bancadas estaduais. Eles pediram que Tebet solicite uma investigação sobre o assunto.

Sem citar nomes, Walter Pinheiro e Miro Teixeira disseram que receberam na últimas horas denúncias de "métodos não transparentes" na escolha dos projetos. Em pelo menos um caso, conforme o líder do PT, houve surpresa de parlamentares porque os valores concedidos pelo relator-geral do orçamento "foram maiores do que aqueles solicitados". Isso teria ocorrido com projetos que beneficiariam o estado de Sergipe.

Walter Pinheiro disse que, em alguns casos, teria havido manipulação das reuniões de deputados e senadores estaduais para escolha dos projetos para receber verbas orçamentárias. O deputado Givaldo Gouveira Carimbão (PSB-AL) disse que esperou até as 20h30 a bancada de Alagoas para decidir sobre os projetos que seriam indicados para receber verbas, mas ninguém apareceu. No dia seguinte, foi surpreendido com a publicação em boletim que a bancada havia terminado sua reunião às 20h e indicado seus projetos. "Eu estava lá esperando e não houve reunião", sustentou Givaldo, em entrevista à imprensa. "Isso tudo é muito suspeito", acrescentou.

No início da noite, a Comissão Mista de Orçamento divulgou nota afirmando que "são infundadas as denúncias" de que teria havido erro na elaboração de emendas ao relatório setorial que inclui o Poder Judiciário. Conforme as denúncias, o relatório teria sido aprovado mesmo faltando verbas para atender às emendas. O relator-geral, deputado Sampaio Dória, informou que dois destaques de emendas em votação, para as quais não havia dinheiro, foram rejeitados pelo relator setorial, deputado Wilson Braga.

19/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | CMO debate novos critérios para fiscalização de obras com suspeitas de irregularidades

SUBCOMISSÃO APERFEIÇOARÁ ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO

POPULAÇÃO PODERÁ PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO

Mercadante defende reforma da elaboração do Orçamento

AMIR LANDO QUER TRANSPARÊNCIA NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO

Simon propõe participação popular na elaboração do Orçamento