Botelho elogia ação conjunta do TSE e da Receita contra o caixa dois



O senador Augusto Botelho (PDT-RR) aplaudiu a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de trabalhar junto com a Receita Federal na fiscalização das campanhas eleitorais, conforme recente Instrução Normativa do Tribunal e da Receita (nº 609/06), mas alertou que só uma reforma política irá acabar definitivamente com o "caixa dois" nas eleições e permitir a renovação política.

- A reforma política será vital para atrair para as nossas casas legislativas os melhores talentos, o cidadão honesto, participativo, vocacionado para a vida pública e para a construção do bem comum - afirmou.

Botelho advertiu que os recentes escândalos políticos "abalaram a crença do homem comum" na democracia e na política como instrumentos de mudança social. Por isso, ele entende que o país precisa com urgência da reforma política. O senador de Roraima pediu aos seus colegas que lutem pelo fim do "caixa dois", "radicalizem pela democracia e pela neutralização de toda manobra eleitoral espúria em nosso sistema eleitoral".

A Instrução Normativa do TSE e da Receita, lembrou o senador, exige dos candidatos prestação de contas quinzenal, ao longo de toda a disputa eleitoral. Em caso de descumprimento, os candidatos terão suas contas bancárias bloqueadas.

- TSE e Receita Federal, trabalhando juntos, terão maior facilidade na varredura das contas dos partidos, das tesourarias de campanha e das empresas doadoras - disse.

Ainda pelas novas regras, continuou Augusto Botelho, todas as contribuições financeiras, de pessoas físicas e de empresas, deverão constar nas declarações do Imposto de Renda, sob pena de abertura de auditoria especial da Receita aos que descumprirem a norma.

27/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Botelho elogia ação da Associação de Luta pela Vida de Roraima

QUINTANILHA COBRA AÇÃO CONJUNTA CONTRA VIOLÊNCIA

Augusto Botelho pede ação enérgica contra abusos dos planos de saúde

Operação Persa: Receita inicia ação contra contrabando em Fortaleza

PT protocola ação no STF contra apresentação obrigatória de dois documentos no dia da eleição

Benedito de Lira pede ação da Caixa contra as disparidades regionais