QUINTANILHA COBRA AÇÃO CONJUNTA CONTRA VIOLÊNCIA
O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) pediu hoje (dia 13)um esforço conjunto dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no combate à violência. Segundo o senador, vem ocorrendo uma banalização do crime, o que faz a violência atingir níveis alarmantes.
- Temos visto pessoas perderem a vida pelos motivos mais banais. Os governos federal, estaduais e municipais precisam realizar uma ação conjunta para resgatar o direito constitucional à liberdade - afirmou.
Para Leomar Quintanilha, as causas da violência são estruturais, cabendo uma parcela de culpa aos seguidos planos econômicos. "O plano de estabilização econômica restringiu o emprego e não estimulou o empresariado a absorver a mão-de-obra, agravando o problema da insegurança", assinalou.
O senador apontou ainda a "falência" do sistema penitenciário, a sobrecarga da Justiça e o sucateamento do aparelho policial como aspectos diretamente ligados ao aumento da violência.
- O modelo prisional, superado e sucateado, não oferece condições de recuperação aos criminosos menos perigosos. O Poder Judiciário encontra-se assoberbado de processos, e a polícia desaparelhada e sem estímulo. Isso tudo compõe a conjuntura que permite a impunidade e a violência - explicou
Em apartes, também manifestaram preocupação com os níveis de violência os senadores Edison Lobão (PFL-MA), Gilvam Borges (PMDB-AP) e Júnia Marise (PDT-MG).
13/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Reginaldo cobra ação do governo contra violência no campo
Anistia Internacional critica ação policial no Brasil e cobra investigações contra violência no campo
Simon pede ação conjunta para acabar com a violência no Rio
Casagrande propõe ação conjunta para conter a violência no Brasil
Botelho elogia ação conjunta do TSE e da Receita contra o caixa dois
Combate à violência contra a mulher será lembrado em sessão conjunta do Congresso