Operação Persa: Receita inicia ação contra contrabando em Fortaleza



A Receita Federal do Brasil (RFB) e a Polícia Federal (PF) iniciaram na manhã desta quarta-feira (22), na cidade de Fortaleza/CE, operação integrada de combate ao contrabando. 


A Operação Persa tem como objetivo a realização de 33 ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, localizados em diversos endereços da capital, suspeitos da prática dos crimes de contrabando, descaminho, sonegação fiscal e pirataria.


A operação conta com a participação de 100 servidores da RFB,  de diversas unidades da Receita Federal de todo País e de 30 Policiais Federais da Superintendência-Regional de Polícia Federal do estado do Ceará. 


Na manhã desta quarta, lojas de shoppings e de pontos comerciais da capital cearense foram investigados e revistados. Os volumes apreendidos com documentação fiscal irregular, como celulares e laptops, foram encaminhados ao depósito local da Receita, para que os proprietários destas mercadorias possam apresentar a documentação fiscal comprobatória de importação. Após a análise da documentação, a Receita vai determinar se os produtos entraram regularmente no País. Caso contrário, os proprietários perderão a posse dos produtos.

 

Os volumes apreendidos serão encaminhados para o depósito da  Receita em Fortaleza. Os contribuintes terão a oportunidade de apresentar toda a documentação fiscal comprobatória da regular importação das mercadorias, exercendo o seu pleno direito de defesa. 


Após a análise da documentação apresentada, será determinada a regularidade ou não do ingresso dessas mercadorias no país. Confirmado o ilícito tributário, aplicar-se-á a pena de perdimento, bem como a efetiva representação fiscal para fins penais em nome dos responsáveis, que será encaminhada ao Ministério Público Federal e utilizada para abertura de inquérito policial na Polícia Federal. 


A Receita informou também que poderá ocorrer representação fiscal para fins penais em nome dos responsáveis, que será encaminhada ao Ministério Público Federal e utilizada para abertura de inquérito policial na Polícia Federal.

 

A operação investiga, entre outros, crimes de sonegação fiscal, contrabando e pirataria.

 

Fonte:
Receita Federal



 



22/09/2010 18:15


Artigos Relacionados


PF inicia operação Tapete Persa contra pedofilia na Internet

PF e Receita realizam operação de combate ao contrabando na Bahia

Receita e Polícia Federal promovem operação de combate a contrabando e desvio

Dilma inicia ação nacional contra dengue

Botelho elogia ação conjunta do TSE e da Receita contra o caixa dois

Receita deflagra operação contra fraude em comércio exterior