Botelho pede apoio para projeto das primeiras turbinas brasileiras para jatos



O senador Augusto Botelho (PT-RR) pediu o apoio do governo para o projeto de desenvolvimento das primeiras turbinas brasileiras para jatos ou para geração de eletricidade. O protótipo da primeira turbina já ficou pronto e, agora, são necessários pelo menos R$ 117 milhões até 2014 para outros protótipos, com outras potências - a primeira tem potência de 1.300 HP.

Botelho saudou os engenheiros da pequena empresa brasileira Polaris Engenharia, que desenvolveram a turbina com engenheiros do Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA), de São José dos Campos (ASP). A Polaris trabalhou com uma verba de apenas R$ 3 milhões. O senador lembrou que apenas quatro países (Canadá, Estados Unidos, França e Inglaterra) têm capacidade de fabricar e certificar turbinas aeronáuticas. Entrar nesse clube, frisou, abre novas perspectivas no mercado da aviação, no qual o país já está bem posicionado com a Embraer.

Um dos méritos do projeto da turbina brasileira, conforme Augusto Botelho, foi descobrir as competências do país para fabricar partes e componentes da turbina em seu território. A constatação foi feita à imprensa pelo diretor de Empreendimento do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, brigadeiro Venâncio Alvarenga Gomes.

O senador explicou a importância de se dominar a tecnologia e fabricar turbinas aeronáuticas - elas são consideradas o coração de uma aeronave e chegam a custar 30% de todo o avião. Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) cumprimentou os engenheiros que trabalham nas turbinas, mas opinou que o governo faz muito estardalhaço, mas investe pouco em ciência, tecnologia e inovação. Disse que faltam pesquisadores no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e muitos que lá estão trabalham apenas como bolsistas.



20/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sai a lista das primeiras indústrias brasileiras que vão exportar carne para a China

Jayme Campos pede apoio para aprovação de projeto para melhorar as rodovias do MT

Brasileiras estão entre as 20 primeiras do ranking de luta olímpica

Rosinha pede apoio para aprovação de projeto na CAE

Tuma pede apoio a projeto para adolescente carente

CARDINAL PEDE APOIO PARA PROJETO QUE BENEFICIA PANTANAL