Brasil apresenta Estudo de Viabilidade de Produção de Biocombustíveis no Senegal



O Itamaraty apresentará na quinta-feira (7), em Dacar (Senegal), o relatório final do Estudo de Viabilidade de Produção de Biocombustíveis na República do Senegal. O estudo foi elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com financiamento do Ministério das Relações Exteriores.

Senegal foi o primeiro país africano a integrar a lista de beneficiários da cooperação em terceiros países, prevista no Memorando de Entendimento entre o Brasil e os Estados Unidos sobre Cooperação em Biocombustíveis. 

O estudo constitui a primeira fase de um trabalho que deverá resultar na implantação de projetos de bioenergia no Senegal. Com base no documento, o governo senegalês poderá eleger os projetos que considerar prioritários, para então pleitear, junto a instituições multilaterais, financiamento para sua execução.

A cerimônia de apresentação do documento em Dacar será presidida pelo ministro das Energias Renováveis da República do Senegal, Louis Seck, e pelo subsecretário-geral de Energia e Alta Tecnologia do Itamaraty, embaixador André Amado. Também estarão presentes representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), do Banco Mundial, do Banco Africano de Desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e da União Econômica e Monetária do Oeste Africano, além do embaixador dos Estados Unidos em Dacar.

Ao colaborar na elaboração do relatório final do estudo, o Pnuma emprestou credibilidade adicional à metodologia da FGV, em especial à ênfase colocada nos aspectos de sustentabilidade em que se baseiam as análises e recomendações. O estudo seguiu a mesma metodologia daqueles já realizados  na República Dominicana, Haiti, El Salvador e Guatemala.


Fonte:
Ministério das Relações Exteriores



05/10/2010 11:46


Artigos Relacionados


BNDES aprova R$ 6,5 mi para estudo sobre viabilidade de biocombustíveis no Oeste Africano

Brasil vai ajudar Moçambique em estudo para produção de biocombustíveis

Senegal quer parceria com o Brasil na produção de alimentos

Brasil expõe produção de biocombustíveis em evento no México

USP debate os desafios para ampliar a produção dos biocombustíveis no Brasil

Brasil e UE iniciam parceria para produção de biocombustíveis de segunda geração