Brasil expõe produção de biocombustíveis em evento no México



O Encontro Internacional sobre o Uso da Biodiversidade para Biocombustíveis e Biodiesel (BIO3) nas Zonas Áridas, em Hermosillo, no estado de Sonora, México, termina nesta quarta-feira (20). Os principais temas abordados no evento foram: novos cultivos e sistemas de produção, sistemas de produção e avaliação para biocombustíveis, desenvolvimento biotecnológico e ciclo de vida, políticas de sustentabilidade e desenvolvimento de biocombustíveis e biodiesel.

O encontro pretende fortalecer o diálogo entre cientistas de diversos países como Brasil, Argentina, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, e Reino Unido, autoridades e setores ligados à agricultura mexicana, com objetivo de encontrar alternativas para elaboração de planos e políticas de desenvolvimento para a produção e utilização de biocombustíveis em regiões áridas. Os representantes de cada país irão expor as políticas para o desenvolvimento sustentável desse tipo de energia em seus respectivos Estados.

As estratégias brasileiras serão apresentadas nesta terça-feira (19), pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), José Dilcio Rocha. O pesquisador mostrará as plataformas de agroenergia, e em especial, as opções que estão sendo desenvolvidas para o semi-árido brasileiro. Sua abordagem será o desenvolvimento sustentável e a necessidade de soluções baseadas em arranjos produtivos locais e na inclusão das comunidades nas soluções adotadas na Caatinga.

Na quarta-feira (20), os participantes visitarão fábricas de biodiesel e plantações de culturas energéticas, como agave e pinhão-manso, em terras áridas daquele estado mexicano.


Fonte:
Embrapa



19/10/2010 10:43


Artigos Relacionados


Brasil apresenta Estudo de Viabilidade de Produção de Biocombustíveis no Senegal

Brasil vai ajudar Moçambique em estudo para produção de biocombustíveis

USP debate os desafios para ampliar a produção dos biocombustíveis no Brasil

Brasil e UE iniciam parceria para produção de biocombustíveis de segunda geração

Brasil pode produzir biocombustíveis sem comprometer produção de alimentos, diz Serys

Sibá Machado diz que Brasil pode se tornar o líder mundial na produção de biocombustíveis