Brasil aprova investimentos para estimular metas de produção de alimentos em Cuba



Uma parceria firmada entre Brasil e Cuba vai destinar investimentos brasileiros ao país caribenho para estimular as metas de produção de alimentos do país. O objetivo é que Cuba adquira segurança alimentar e alcance a autossuficiência na base na produção da agricultura familiar até 2015.

O acordo prevê investimentos de US$ 200 milhões, entre 2012 e 2015,  no país caribenho. O valor, contudo, ainda será aprovado pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), mas o governo cubano já adiantou um pedido ao Brasil de um primeiro crédito para 2012 no valor de US$ 70 milhões.

“O Mais Alimentos Cuba vai proporcionar a esses agricultores a aquisição de equipamentos ”, disse o chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Francesco Pierri. O foco da parceria será na produção de grãos (milho, arroz, feijão, soja e sorgo) e na criação de gado para leite e corte. “Essa produção será feita basicamente por meio de cooperativas. “Todos esses novos agricultores estão se associando a cooperativas para poder participarem do projeto”, informou Pierri.

Na parceria, o MDA também vai prestar serviços de assistência técnica, e estão previstas oito visitas de técnicos brasileiros ao país.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



16/11/2011 18:34


Artigos Relacionados


Brasil e Cuba firmam parceria para pesquisa e produção de biofármacos

Brasil terá nova política espacial para estimular a produção de satélites

Brasil firma parceria internacional para estimular produção sustentável de café

Brasil avança na produção mundial de alimentos

Africanos participam no Brasil de curso de produção de alimentos

Senegal quer parceria com o Brasil na produção de alimentos