Brasil define políticas de proteção a povos indígenas com países que integram região amazônica



Está sendo realizada nesta quarta e quinta-feiras (13 e 14), no Hotel Carlton, em Brasília, a reunião de diretores gerais de Assuntos Indígenas dos Países Membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca). O encontro é apoiado pela Fundação Nacional do Índio (Funai). 

Na reunião, os países vão compartilhar as peculiaridades de cada região e como cada um resolve os problemas. Para o secretário-geral da Otca, embaixador Alejandro Gordillo, o importante é conhecer as diferenças. “É uma forma de harmonizar nossas relações e políticas sobre a Amazônia”. 

O encontro conta com representantes da Bolívia, Colômbia, do Suriname, Venezuela, do Equador, Guiana, Peru e Brasil, países que integram a organização. Em cumprimento à Agenda Estratégica da Otca, aprovada na reunião de chanceleres amazônicos em novembro passado, os responsáveis pelos assuntos indígenas da região promoverão um diálogo sobre políticas públicas de proteção aos povos indígenas da região amazônica, onde se encontram 98% das terras indígenas brasileiras. 

No primeiro dia do encontro, a Funai apresentou uma proposta de ação regional de cooperação, entre os países que compõem a Otca, na área de definição de terras indígenas, com vistas ao compartilhamento de informações e à capacitação técnica.

 

Potencializar resultados 

Os organizadores da reunião afirmam que o encontro vai aproximar os países, potencializando os resultados das ações da organização para a preservação da Amazônia e, principalmente, fortalecer as políticas publicas de promoção e proteção dos povos indígenas. 

Para o presidente da Funai, Márcio Meira, esse intercâmbio é importante porque, assim, se discute não só as ações concretas na proteção das terras indígenas na Amazônia brasileira, mas dos outros países também. “O Brasil sozinho não dará conta de desenvolver a região e, ao mesmo tempo, proteger do ponto de vista ambiental e cultural”, afirmou. 

A Otca, única organização Internacional sediada no Brasil, foi fundada em 1998, para institucionalizar o Tratado de Cooperação Amazônica, de 1978. Integrada por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, a Otca tem como mandato principal a cooperação para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

 

Fonte:
Ministério das Relações Exteriores
Agência Brasil



13/04/2011 17:41


Artigos Relacionados


Evento discute políticas para povos indígenas no Brasil

ONU discute política de proteção dos povos indígenas

Aníbal Diniz pede proteção para povos indígenas isolados do Acre

Instituído comitê gestor para políticas em prol dos direitos dos povos indígenas

Papaléo cobra maior proteção à biodiversidade da região amazônica

Tião Viana saúda PF por discutir políticas de segurança pública para a região amazônica