Brasil deve superar compromisso com a Fifa para transmissão de qualidade dos jogos
O Brasil deve ir além do compromisso assumido com a Fifa para que os jogos da Copa do Mundo 2014 sejam transmitidos com qualidade. A afirmação foi dada nesta quarta-feira (10) pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante a Conferência TI e Telecom na Copa e Olimpíadas, promovida pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e a consultoria IDC (International Data Corporation), em Brasília.
“Teremos mais que a rede de alta capacidade necessária para o evento. Também vamos desenvolver as oportunidades geradas para o evento e atingir três outros objetos: acelerar o Plano Nacional de Banda Larga, desenvolver o mercado de telecomunicações e incentivar a inovação em tecnologia”, enumerou o ministro.
Paulo Bernardo detalhou ainda o plano que levará conexões de qualidade para as 12 cidades que sediarão o mundial. A Telecomunicações Brasileiras S. A. (Telebras) será responsável por montar a infraestrutura necessária.
“A Telebras ficará responsável por criar redes redundantes de até 20 Gbps que ligarão os estádios, o centro de mídia e o QG da Fifa. Outras conexões, um pouco menos potentes, conectarão os 32 centros de treinamentos e os escritórios e hotéis oficiais”, explicou Bernardo. Segundo ele, a rede criada será de propriedade da Telebras e servirá para infraestrutura aos prestadores de serviço da Fifa por meio de aluguel. “O governo não vai custear o trabalho do operador oficial do evento. Iremos construir a rede, a um custo estimado de R$ 200 milhões, e venderemos o tráfego”.
A infraestrutura criada ainda ficará como legado para as cidades-sede. “Depois dos jogos, a rede será um grande legado, mesmo que, em alguns locais, fique com capacidade superestimada”, afirmou.
O ministro revelou que, em encontro com a presidenta da República, Dilma Rousseff, já recebeu sinal verde para os investimentos necessários. “Ao apresentar a presidenta Dilma os planos para os próximos anos nas telecomunicações, ela já deu sinal verde de que teremos o orçamento para investir no que falta para terminar a estrutura necessária”.
O ministro ainda destacou a necessidade de desenvolvimento de aplicativos e programas que facilitem o acesso dos turistas às informações sobre o País. “Precisamos que dados e aplicativos, até mais inovadores que os produzidos lá fora, sejam desenvolvidos e oferecidos. E o evento será uma vitrine e teste também para o sistema brasileiro de televisão digital. Para isso, investiremos para que a interatividade esteja presente, com linhas de financiamento que apoiarão projetos nesse sentido, com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).
Também estiveram presentes no encontro o ministro Aloizio Mercadante, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o ministro Orlando Silva, do Esporte.
Fonte:
Ministério do Esporte
Copa 2014
10/08/2011 17:12
Artigos Relacionados
UnB deve ter compromisso com qualidade do ensino, alerta Rollemberg
Investimentos em transmissão de energia devem superar R$ 8,5 bilhões até 2015
Presidente do Serpro diz que Brasil deve dominar infraestrutura de transmissão de dados
Cade vai analisar contratos entre a Globo e os clubes para a transmissão de jogos
João Pedro enviará carta à Fifa defendendo escolha de Manaus para jogos da Copa
Em reunião com Fifa em Bruxelas, governo reafirma compromisso com Copa do Mundo