Brasil e Argentina reforçam aproximação na área agrícola



Pela terceira vez este ano, os ministérios da Agricultura do Brasil, e da Argentina se encontram para discutir ações comuns nas áreas de comércio e cooperação técnica. A 3ª Reunião do Diálogo Bilateral entre os dois países será realizada nesta quarta-feira (20), em Buenos Aires (Argentina).

Serão debatidos temas como a gestão estratégica, apoio à agricultura familiar, questões sanitárias e fitossanitárias, negociações comerciais e cooperação técnica. Em cada área, será estabelecida uma agenda de atividades para 2011. 

O ponto de partida para a integração entre as duas nações no setor agropecuário foi, em maio deste ano. Na ocasião, foram acertadas reuniões entre as equipes ministeriais dos dois países a cada três meses. Em setembro, no lançamento do Plano Estratégico Agroalimentar e Agroindustrial da Argentina, o Brasil assinou outro memorando, com foco em cooperação estratégica. Com validade de cinco anos, o documento prevê atividades de promoção de produtos para exportação e troca de experiências em tecnologia agrícola, além de posições conjuntas em fóruns regionais e internacionais. 

A Argentina é o país que mais exporta produtos agropecuários para o Brasil. Entre janeiro e setembro deste ano, foram importados US$ 2,36 bilhões do agronegócio argentino, com destaque para trigo, farinha de trigo e malte. Em contrapartida, os embarques de produtos nacionais para o país vizinho totalizaram, no mesmo período, US$ 935 milhões. Os produtos mais vendidos foram papel, produtos derivados de cacau e carne suína. 

Fonte:
Ministério Agricultura



19/10/2010 16:21


Artigos Relacionados


Aproximação de Argentina e Brasil é criticada pelos EUA

Brasil e Argentina reforçam parceria

Brasil e União Europeia reforçam ações conjuntas na área de tecnologia da informação

Brasil e Argentina firmam acordo na área nuclear

Brasil e Hungria estreitam relações comerciais na área agrícola

Brasil e Albânia vão estreitar relações comerciais na área agrícola