Brasil e Nigéria lançam mecanismo bilateral



O vice-presidente da República, Michel Temer, e o vice-presidente da Nigéria, Mohamed Namadi Sambo, darão início ao Mecanismo de Diálogo Estratégico Brasil-Nigéria, nesta terça-feira (26).

A reunião inaugural entre as delegações dos dois países ocorrerá no Palácio do Itamaraty, às 10h45, logo após um encontro privado entre os vice-presidentes. 

O mecanismo será a mais alta instância de coordenação e concertação política e tem o objetivo de estreitar os laços entre Brasil e Nigéria, diversificar o comércio e estabelecer colaboração em diversas áreas, que estarão divididas em grupos temáticos.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros, da Energia, do Trabalho e da Indústria, Comércio e Investimento da Nigéria estão confirmados na reunião.

A delegação nigeriana também conta com dois senadores. Do lado brasileiro, os ministros da Justiça, Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Defesa e da Secretaria de Aviação Civil confirmaram presença.

A Nigéria é o país mais populoso e com o maior PIB da África e o principal parceiro comercial do Brasil no continente. O comércio bilateral cresceu quase 6 vezes em 10 anos, tendo chegado a US$ 9,1 bilhões em 2012.

Programação

Terça-feira, 26 de novembro de 2013

10:30 – Encontro Privado entre vice-presidente da República, Michel Temer e o vice-presidente da Nigéria, Mohamed Namadi Sambo
10:45 – Reunião Inaugural do Mecanismo de Diálogo Estratégico Brasil-Nigéria
12:40 – Declaração à Imprensa

Fonte:
Portal Planalto 



26/11/2013 15:05


Artigos Relacionados


Brasil e Nigéria realizam encontro estratégico

Brasil e Nigéria debatem cooperação energética

Brasil e Nigéria firmam parcerias comerciais

Brasil e Nigéria devem aumentar cooperação agrícola

Brasil e Nigéria discutem apoio à Expo 2020 em SP

Brasil estreia contra a Nigéria na Copa do Mundo de taekwondo