Brasil é o país latino-americano com mais beneficiários de programas de transferência de renda



Segundo estudos da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), o Brasil lidera os países latino-americanos em programas de transferência de renda para populações carentes, seguido pelo México e pela Colômbia.

Pelos dados do órgão, 113 milhões de pessoas ou 19% dos latino-americanos são beneficiados pelos repasses feitos por meio dos programas de transferência de renda. O Programa Bolsa Família está à frente dos demais programas latino-americanos.

De acordo com a Cepal, em média, os gastos dos programas representam apenas 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nos países da região. Os programas com maior número de beneficiários em termos absolutos são o Bolsa Família, no Brasil (52 milhões de pessoas), o Oportunidades, do México (27 milhões de pessoas atendidas), e o Famílias em Ação, da Colômbia (com 12 milhões de beneficiários).

A Cepal informou que há programas de transferência de renda em vigor em 18 países da região que atendem a 25 milhões de famílias. De acordo com os especialistas, os programas colaboram para redução a curto prazo da pobreza e o fortalecimento do desenvolvimento humano.

Para a Cepal, os programas de transferência de renda devem ser interpretados como ferramentas “importantes” nas políticas sociais de combate à pobreza, de acordo com a agência. “Tratam-se de iniciativas de caráter não contributivo que procuram aumentar os níveis de consumo das famílias”, informou o relatório do órgão.

Alguns países começaram a implementar os programas de transferência de renda há pouco tempo, como Honduras com o projeto Bono 10 mil, que paga cerca de US$ 500 por ano por beneficiário.

De acordo com o relatório da Cepal, o Panorama Social da América Latina 2010, apresentado em novembro, contribuiu para diminuir o impacto da crise econômica e reduzir a desigualdade.

 

Fonte:
Agência Brasil



27/12/2010 17:41


Artigos Relacionados


Programas de transferência de renda somam mais de R$ 1,5 bilhão em março

Unificação de programas pode aumentar transferência de renda para os mais pobres

Renan defende unificação de programas de transferência de renda

“Censo” sobre programas municipais de transferência de renda vai até 16 de dezembro

Consultoria promove seminário sobre programas de transferência de renda

Projeto torna crime fraudes em programas de transferência de renda