Brasil é vítima de armadilha cambial, diz Saturnino
- Acredito, sim, que tenhamos crescido 4% no ano passado, embora tal crescimento não se tenha feito sentir no padrão de vida da população. O problema é que foi, na verdade, uma recuperação econômica, depois de um período de estagnação. Com o déficit crescente do balanço de pagamentos, não vejo como o Brasil possa ter um crescimento sustentado, de longo prazo, analisou.
O senador disse que de nada adiantou a desvalorização cambial de dois anos atrás, visto que os déficits comerciais continuam a crescer por conta de importações exageradas e pelas restrições impostas aos nossos produtos nos Estados Unidos e na Europa. Por isso, propôs que se restaurem barreiras tarifárias a produtos industriais e serviços:
Para ele, a única saída é proteger novamente os setores mais ameaçados da economia. Lembrando que o Brasil abriu o mercado para os produtos estrangeiros industrializados, ele observou que os Estados Unidos e a Europa não farão o mesmo com os nossos produtos agrícolas. Também informou que, com a privatização de serviços como telefonia e energia, as multinacionais que assumiram o comando desses setores importam cada vez mais e remetem lucros para o exterior, sem exportar nada. "É uma armadilha", advertiu.
Saturnino ainda afirmou que antecipar a criação da Aliança de Livre Comércio das Américas (Alca), como querem os Estados Unidos, vai ser um desastre para o Brasil. Ele considerou ruim a troca de chanceleres no Brasil. Disse que Luiz Felipe Lampreia era um negociador firme e experiente, que saiu provavelmente desgastado, porque nunca teve apoio da equipe econômica brasileira para sustentar posições fortes diante dos países ricos. "O Celso Lafer é um intelectual brilhante, um acadêmico, mas não me parece que tenha o perfil de negociador de que o Brasil precisa", analisou ainda o senador.
02/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUPLICY: BRASIL AINDA PODE SAIR DE ARMADILHA FINANCEIRA
Para Saturnino, Ministério da Agricultura é vítima do desmantelamento do Estado
SATURNINO ADVERTE PARA CRISE CAMBIAL PROVOCADA POR PRIVATIZAÇÕES
CULTURA AO MEIO-DIA APRESENTA "ARMADILHA"
BESSA DIZ QUE BRASIL É VÍTIMA DA CONJUNTURA INTERNACIONAL
Cristovam: Brasil é vítima de "corrupção subterrânea e discreta'