Brasil envia dez militares que atuarão como observadores da ONU na Síria
O governo brasileiro vai concluir, no início da próxima semana o envio de dez militares que integrarão o grupo de observadores da Organização das Nações Unidas (ONU) na Síria. Segundo o Ministério da Defesa, sete deles partiram na quarta-feira (9) para Damasco, capital do país. O resto do grupo embarca na próxima terça-feira (15), para se juntar ao capitão de mar-e-guerra Alexandre Feitosa, que já se encontra no local.
Brasil participa de missões de paz desde 1947.
Marinha envia novo contingente brasileiro para missão de paz no Líbano.
Portaria que autoriza o envio dos brasileiros foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11). Os militares vão integrar o efetivo de 300 observadores desarmados na Missão de Supervisão das Nações Unidas na Síria (Unsmis). O Ministério da Defesa selecionou três oficiais da Marinha, quatro do Exército e três da Aeronáutica.
O objetivo da ação é monitorar violações do compromisso de cessar-fogo entre o governo sírio e rebeldes. O envio de observadores, por um período de 90 dias, foi aprovado por decisão unânime dos membros do Conselho de Segurança da ONU, no último mês de abril.
A ONU vinha tratando do reforço do efetivo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A primeira etapa do procedimento foi o envio de lista com nomes de 17 militares nas patentes: coronel, tenente-coronel, major e capitão. Na última semana, o organismo internacional respondeu o documento com os militares selecionados.
Confira os participantes da missão no site.
Fonte:
Ministério da Defesa
11/05/2012 18:39
Artigos Relacionados
Missão da ONU à Síria poderá incluir observadores brasileiros
APROVADOS ACORDOS SOBRE OPERAÇÕES DE OBSERVADORES MILITARES
CRE APROVA ENVIO DE TROPAS DE APOIO À MISSÃO DE OBSERVADORES MILITARES EQUADOR/PERU
Senadores são designados como observadores na ONU
Heráclito Fortes envia cartas em solidariedade aos militares
Sarney envia a Jobim telegrama de pesar pelos militares mortos