Missão da ONU à Síria poderá incluir observadores brasileiros



O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta sexta-feira (20) que brasileiros podem vir a integrar a missão ampliada de observadores na Síria. Segundo ele, houve “sondagens” sobre essa possibilidade, mas o assunto ainda está em discussão na Organização das Nações Unidas (ONU).

Patriota lembrou que um oficial brasileiro esteve em Damasco para operação prévia. A ONU estuda ampliar para até 300 observadores a missão na Síria. O chanceler ressaltou, porém, que a expectativa é de oo governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, executar o plano de paz e promover um cessar-fogo imediato.

“Consideramos com cuidado qualquer solicitação a ser feita no sentido de participarmos [de missões de observadores], pois sondagens foram feitas”, disse Patriota, depois de se reunir com ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Vuk Jeremi?.

Vuk Jeremi? referendou a declaração de Patriota. Segundo ele, é fundamental a implementação do plano de paz proposto pelo enviado especial das Nações Unidas e Liga Árabe à Síria, Kofi Annan. Para o chanceler sérvio, esse é o único caminho de os sírios reconquistarem a paz e a tranquilidade na região.

Há 13 meses, a Síria vive uma onda de violência causada por confrontos entre manifestantes e forças leais a Assad. Os manifestantes acusam o governo de autoritarismo, violações de direitos humanos e desrespeito à liberdade de expressão e imprensa. Na tentativa de encerrar o impasse, foi proposto o plano de paz.

No entanto, há relatos que o cessar-fogo prometido por Assad não foi posto em prática. Tropas e veículos militares são mantidos nas ruas das principais cidades, assim como organizações não governamentais informam que são frequentes os bombardeios. Estima-se que 10 mil pessoas morreram nesse período.

 

Fonte:
Agência Brasil

 

20/04/2012 21:01


Artigos Relacionados


Brasil envia dez militares que atuarão como observadores da ONU na Síria

CRE APROVA ENVIO DE TROPAS DE APOIO À MISSÃO DE OBSERVADORES MILITARES EQUADOR/PERU

Parlamentares do Paraguai pedem observadores brasileiros em eleição de abril

Embaixada do Brasil na Síria está em alerta, mas brasileiros não estão ameaçados pela crise

Indicações de embaixadores brasileiros para Emirados Árabes e Síria serão analisadas pela CRE

Financiamento habitacional poderá incluir móveis