Brasil exporta cientistas e importa conhecimento, afirma Flexa Ribeiro
O retrato do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) passou a compor a galeria dos ex-presidentes da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). A cerimônia de aposição do quadro foi realizada na manhã desta quarta-feira (14), antes da reunião deliberativa da comissão.
Flexa Ribeiro foi o segundo presidente do colegiado, que sucedeu o então senador Wellington Salgado. Atualmente, a CCT é presidida pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM).
Na avaliação de Flexa Ribeiro, o desenvolvimento do Brasil depende de mais investimento em ciência e tecnologia. O senador ressaltou que os cientistas brasileiros não permanecem no país, preferindo trabalhar no exterior. Assim, disse ele, o país precisa trazer conhecimento científico e tecnológico de outros países para implementar seu desenvolvimento.
- O Brasil exporta cérebros e importa conhecimento, disse o senador, defendendo a adoção de medidas para reverter essa situação.
Na avaliação de Eduardo Braga, é preciso investir em comunicação eficiente, uma vez que o Brasil é um país de dimensões continentais. Para ele, educação de qualidade, inovação tecnológica e previdência social equilibrada também são pontos que garantem o desenvolvimento brasileiro e seu prestígio no cenário internacional.
O ministro da Previdência Social, senador licenciado Garibaldi Alves Filho, participou da cerimônia. Ele ressaltou a competência de Flexa Ribeiro em sua atuação no Senado em defesa da Amazônia.
A diversidade da Amazônia é um desafio para os brasileiros, ressaltou o ex-senador João Pedro, chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério de Ciência e Tecnologia. Em nome do ministro Aloizio Mercadante, ele disse que o Parlamento tem a "missão" de fazer conhecida essa região, que, conforme observou, é importante para toda a humanidade.
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
14/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flexa Ribeiro: Brasil é benevolente com mineradoras
Flexa Ribeiro: Brasil precisa repensar uso de energia nuclear
Flexa Ribeiro ouve críticas à pirataria intelectual no Brasil
Flexa Ribeiro: Brasil precisa promover uma 'reforma tributária profunda'
Brasil precisa de investimentos urgentes no transporte hidroviário, diz Flexa Ribeiro
Flexa Ribeiro propõe reflexão sobre desafios do trabalho no Brasil