Brasil instala o 1º sistema de detecção de armas de fogo da América Latina



A cidade gaúcha de Canoas (RS) é a primeira na América Latina a implementar o Sistema de Detecção de Disparos de Armas de Fogo (SDD), tecnologia que já está presente em mais de 50 cidades dos Estados Unidos. O município recebe a nova tecnologia em cerimônia na próxima segunda-feira (27), no Centro Integrado de Segurança Pública. 


A  instalação do sistema custou cerca de R$ 2 milhões, recurso que foi disponibilizado por meio de convênio com o Ministério da Justiça.


O SDD, desenvolvido pela empresa americana Shot Spotter, é composto por sensores de áudio que farão a cobertura do bairro de Guajuviras, em Canoas. 


Os sensores detectam e determinam a localização de ruídos explosivos e disparos de arma de fogo em uma área aproximada de 3,3 quilômetros quadrados.


Nos Estados Unidos, o equipamento já está em funcionamento em mais de 50 cidades, como a capital Washington, Los Angeles, Chicago e Boston - em todas, foram registrados bons resultados. O bairro de Guajuviras tem uma população aproximada de 70 mil habitantes.


 

Fonte:
Ministério da Justiça



24/09/2010 20:31


Artigos Relacionados


Primeiro sistema de detecção de armas de fogo do País é apresentado no RS

Peru quer pacto de redução de armas na América Latina

BENEDITA É CONTRA VENDA DE ARMAS PARA A AMÉRICA LATINA

Raupp aplaude pedido de peruanos para EUA coibirem comércio de armas na América Latina

ARMAS DE FOGO LIDERAM ESTATÍSTICAS DE MORTES NO BRASIL, DIZ SECRETÁRIO DE ORGANIZAÇÃO DA ONU

Brasil recebe ministros da America Latina e do Caribe