Peru quer pacto de redução de armas na América Latina



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, na manhã desta terça-feira (11), o ministro dos Transportes e Comunicações do Peru, Enrique Cornejo, com quem conversou sobre um pacto para a redução de armamentos entre os países das Nações Sul-Americanas (Unasul) proposto pelo presidente Alan Garcia.

- A América do Sul sempre teve uma tradição de fraternidade entre os povos - disse Sarney ao visitante, prometendo apoiar a iniciativa, assim como conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito do assunto.

O governo peruano está preocupado com a corrida armamentista caracterizada por compras de equipamentos bélicos por países do continente. Em defesa do protocolo, Alan Garcia diz que este é um dinheiro que poderia ser aplicado na mitigação da pobreza na região.

- O objetivo dessa visita é transmitir a iniciativa do presidente Alan Garcia de gerar um protocolo de cooperação, amizade e paz entre os países da America do Sul. O objetivo é ter um instrumento concreto que permita que a America do Sul seja uma zona de paz. E que possamos ter, nos próximos cinco anos, uma gradual e consensual redução no gasto de armamentos.

De acordo com o ministro peruano, Alan Garcia estima que é possível, nos próximos cinco anos, reduzir em 3% os gastos com armamentos na America do Sul, ampliando simultaneamente os investimentos em programas sociais, o que propiciaria a 10 milhões de sul-americanos saírem da linha da pobreza.

- Estes são temas concretos que tem a ver com a luta contra os inimigos que temos neste momento e que não são outros países. Os inimigos que temos que combater são a pobreza, o narcotráfico, a delinqüência organizada, o terrorismo. E tudo isso está contemplado no projeto de protocolo sobre o qual conversei com o presidente Sarney - disse Enrique Cornejo.



10/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA É CONTRA VENDA DE ARMAS PARA A AMÉRICA LATINA

Brasil instala o 1º sistema de detecção de armas de fogo da América Latina

Raupp aplaude pedido de peruanos para EUA coibirem comércio de armas na América Latina

Cepal prevê redução em ritmo de crescimento na América Latina e no Caribe

Expectativa de redução de crescimento afeta clima econômico na América Latina, segundo pesquisadora

Para conter violência, Paim quer pacto entre governo, sociedade e indústria de armas