Brasil investe em programas de qualificação ao jovens
Na última década, o forte crescimento econômico do Brasil ajudou a diminuir a taxa de desemprego dos jovens para níveis inferiores aos da maioria dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O relatório Investindo na juventude: Brasil destaca medidas inovadoras que o país tem tomado para fortalecer as condições de transição da escola para o mercado de trabalho. Entre as principais ações do Ministério da Educação está o fortalecimento do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O lançamento do relatório ocorreu nesta terça-feira, 22, em Brasília, na abertura do II Seminário Transição da Escola ao Trabalho: Experiência brasileira em relação a outras economias emergentes e membros da OCDE.
O relatório destaca iniciativas que estão gerando resultado, entre elas o Pronatec e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). Em sua fala, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reforçou a importância do Pronatec. Segundo ele, o país avançou muito nos programas de qualificação dos jovens. “A educação é indispensável para aumentarmos a competitividade do país”, afirmou o ministro.
Lançado em 2011, o Pronatec já assegurou mais de 4,6 milhões de matrículas. Uma das modalidades ofertadas é concomitante ao ensino médio, para que os jovens façam cursos no contraturno escolar. Recentemente foi criado o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para os jovens que concluíram o ensino médio e buscam oportunidades de qualificação. O Sisutec ofertará vagas para os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Fonte:
Ministério da Educação
01/11/2013 15:28
Artigos Relacionados
Turismo investe em qualificação para recolocar jovens no mercado de trabalho
Região Sul investe em qualificação profissional para Copa
Programas de qualificação profissional impulsionam IDH paulista
Eduardo elogia programas de qualificação de trabalhadores do governo de Tocantins
Programas de qualificação para estudantes beneficiários do Fies na pauta da CAE
Programas de qualificação para estudantes beneficiários do Fies na pauta da CAE