Turismo investe em qualificação para recolocar jovens no mercado de trabalho



Jovens em situação de vulnerabilidade estão recebendo apoio em qualificação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec Turismo. Eles podem escolher entre 35 cursos, como garçom, barista, auxiliar de cozinha, camareira, entre outros.  As pré-matrículas já estão abertas nas cidades-sede da Copa do Mundo e podem ser feitas até o dia 24 de maio.

Entre os beneficiados estão os 2.227 egressos do projeto ViraVida, do Serviço Social da Indústria (SESI), como mostra o vídeo da série Turismo em Cena. Os cursos também são oferecidos aos familiares desses jovens.

“O nosso objetivo é o de capacitar o trabalhador brasileiro para receber bem o visitante, contribuir para a sua formação e fortalecer a imagem do Brasil como um dos principais destinos turísticos no mundo”, afirmou o ministro Gastão Vieira.

O Pronatec Turismo também oferece 54 cursos aos profissionais que atuam no setor turístico, como taxistas, agentes de turismo, policiais civis e militares, guardas municipais e corpo de bombeiros. Outros 21 cursos estão à disposição daqueles que ainda não têm qualificação, mas pretendem entrar no mercado turístico, principalmente com a proximidade dos megaeventos sediados no Brasil.

O programa inclui cursos de idiomas, como inglês e espanhol, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), auxiliar administrativo, recepcionista, camareira, organização e recepcionista de eventos. O Pronatec Turismo é uma parceria entre os Ministério do Turismo e da Educação.

Fonte: 
Ministério do Turismo



11/03/2014 17:10


Artigos Relacionados


Brasil investe em programas de qualificação ao jovens

Programa capacita jovens para o mercado de trabalho

Cristovam faz alerta sobre falta de qualificação no mercado de trabalho

Cristovam faz alerta sobre falta de qualificação no mercado de trabalho

HOLLANDA: ESTÁGIOS DEVEM PREPARAR JOVENS PARA MERCADO DE TRABALHO

Carlos Bezerra: jovens enfrentam dificuldades para entrar no mercado de trabalho