Conheça projetos e ações que fortalecem o Software Livre



Desde que assumiu o compromisso de adotar o Software Livre e incentivar o uso de plataformas abertas, o Brasil coleciona iniciativas que fortalecem o projeto. Algumas delas posicionam o País na vanguarda do movimento e disseminam o conhecimento em diferentes esferas do governo e setores da sociedade. Veja algumas: 

- Portal do Software Livre: mantido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, replica o uso do Software Livre nas diversas entidades públicas e privadas. Criado em 2007, o portal disponibiliza programas produzidos por órgãos governamentais em código aberto e dispõe de comunidades que cuidam do aperfeiçoamento e reprodução desses softwares. Em dois anos de existência, o SPB já reúne mais de 50 mil usuários cadastrados e continua avançando na atividade de colaboração e criação de comunidades. 

- Comunidade 4CMBr - Comunidade, Conhecimento, Colaboração e Compartilhamento dos Municípios Brasileiros: disponibilizada dentro do portal é outra iniciativa feita para estimular o uso de Software Livre. O 4CMBr oferece soluções de apoio à administração, como software de gestão de escolas, protocolo eletrônico de documentos, sistema de gestão de ativos, gerenciamento de sites institucionais e programas para administração de sistemas de abastecimento de água e de coleta de esgotos. Também trabalha para que os programas sejam copiados e adaptados para as cidades brasileiras, reduzindo custos na compra de soluções. 

- Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC) : iniciativa do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), o CDTC trabalha na capacitação de técnicos, profissionais e usuários de sistemas da administração pública para o uso de soluções abertas de tecnologia. Criado em 2005, o centro já concluiu 260 cursos com quase 60 mil pessoas beneficiadas. Atualmente, mais de 3200 empresas privadas e 1800 instituições públicas usam o CDTC para formação e qualificação de seus empregados. Dentre as temáticas nos cursos de software estão BRoffice, Filosofia GNU, Expresso, Instalação do Moodle, entre outros. 

- Framework Demoiselle: plataforma de desenvolvimento livre e aberta que provê tanto infraestrutura quanto arquitetura de referência para construção de aplicações Web em Java. Construído com o patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), a ferramenta é utilizada como base para desenvolvimento de softwares para o governo federal. Tem como premissa seguir um modelo colaborativo, além de padronizar as soluções tecnológicas na administração pública a fim de garantir a integração entre sistemas e a geração de software livre. 

O nome Demoiselle foi inspirado no modelo leve e pequeno de avião que Santos Dumont idealizou e pilotou, em 1907, um ano depois do lendário vôo do 14 Bis. 

Fontes: 
Portal 4CMBr 
Portal do Software Livre
CDTC - Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento 
Framework Demoiselle 



14/11/2013 14:55


Artigos Relacionados


Brasil mostra ações de e-Gov em eventos mundiais de software livre

Novas ações fortalecem vigilância a doenças crônicas nos estados e municípios

Congresso internacional de software livre começa dia 18

Seminário discute vantagens do software livre

Serys Slhessarenko defende software livre

Serys Slhessarenko defende "software" livre