Brasil participa der intercâmbio de conhecimentos sobre gestão de águas na Austrália



O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, está participando de um intercâmbio de conhecimento na Austrália. Na ocasião, o ministro visitará a bacia do Murray Daring, para aprimorar os estudos na gestão das águas do São Francisco.

Com o apoio do Banco Mundial, a viagem, que começou na última sexta-feira (10) e vai até o próximo sábado (18), tem como objetivo ampliar e fortalecer a atuação das ações prioritárias do ministério. Para isso, envolverá o conhecimento de outras duas experiências bem sucedidas do país: o sistema australiano de ações preventivas e regime da Parceria Público-Privada em irrigação.

A comitiva da viagem conta com o secretário nacional de Irrigação, Ramon Flávio, secretário de Infraestrutura Hídrica, Augusto Wagner e o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. Além destes, o presidente em exercício da Codevasf, Clementino de Souza Coelho; o Diretor do Dnocs, Elias Fernandes, e o assessor especial do ministro, Wagner Maciel.

Rio São Francisco

O Ministério da Integração Nacional concluiu, há duas semanas, as negociações com as empresas que executam as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A expectativa é que até o final de julho, todos os lotes sejam remobilizados e em agosto desse ano, a obra esteja em ritmo adequado.

Dos 14 lotes de obra, três estão paralisados. São os lote 7, na Paraíba, 12, em Sertânia (PE) e 13, em Floresta (PE). As empresas responsáveis por esses trechos aguardam a celebração dos aditivos contratuais, que, segundo o ministro Fernando Bezerra Coelho, ocorrerá dentro de 15 dias.

Os ajustes dos contratos das empresas estão sendo encaminhados para o Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliação. “Há algumas premissas que precisam ser validadas pela área técnica do Tribunal. Agora negociamos diretamente com o TCU para termos o respaldo jurídico e legal dos requisitos para a celebração dos nossos aditivos. Aguardamos a compreensão dos órgãos de controle para darmos continuidade às obras”, afirmou o ministro.

A conclusão das obras físicas do Eixo Leste, com 287 km, está prevista para o final de 2012, que levará água para os estados de Pernambuco e Paraíba. Já o Eixo Norte, com 426 km, beneficiará áreas dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, a conclusão está prevista para o final de 2013. A obra beneficiará uma população estimada de 12 milhões de habitantes, além de gerar emprego e de promover a inclusão social.

 

Fonte:
Ministério da Integração Nacional

 



13/06/2011 15:10


Artigos Relacionados


Brasil participa de conferência no Canadá sobre intercâmbio educacional

Brasil debate desafios na gestão das águas em evento internacional

Brasil terá Pacto Nacional pela Gestão das Águas

Seleção de judô argentina participa de intercâmbio no Brasil

Conselho disciplina concessão de visto a estrangeiro que participa de intercâmbio profissional no Brasil

Comissão promove debate sobre gestão de águas