Brasil quer eliminar a hanseníase até 2015



Meta é chegar a um caso a cada dez mil habitantes

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se encontrou na última sexta-feira (23), com o embaixador da Boa Vontade pela Eliminação da Hanseníase da Organização Mundial da Saúde (OMS), Yohei Sasakawa. Durante o encontro, o ministro afirmou que a pasta vem fortalecendo as ações de combate à doença para a sua eliminação até 2015 - para que o País passe a ter apenas um caso a cada dez mil habitantes.

“Selecionamos os municípios com o maior número de casos da hanseníase e incluímos a detecção precoce no programa Saúde na Escola, não só para identificar os casos entre as crianças, mas para informar os estudantes e mobilizar o conjunto das famílias”, explicou Padilha.

A hanseníase é uma doença perpetuadora da pobreza e sua situação é pior nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2011, o País registrou queda de 15% no registro da doença em relação ao ano anterior. Para acelerar ainda mais a redução do número de casos, o ministério repassou, no mesmo ano, R$ 16 milhões adicionais a 245 municípios que responderem por mais da metade dos casos da doença.

A eliminação da hanseníase como problema de saúde pública é um dos componentes estratégicos do Plano Brasil sem Miséria, que pretende reforçar a identificação de novos casos; intensificar a procura de pessoas que tiveram contato com doentes; e ainda, aumentar os índices de cura, que hoje são de 80%.

 

Doença

A hanseníase é uma doença infecciosa. Atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas varia de dois a cinco anos.

A doença faz aparecer manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e em áreas da pele. Essas manchas não causam coceira, mas produzem a sensação de formigamento, ficando dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

 

Leia mais:

Saúde reforça combate a doenças negligenciadas, como hanseníase e esquistossomose

Governo vai elaborar plano de redução da incidência de hanseníase

Brasil pode ser primeiro País do mundo a reparar danos a filhos de pais com hanseníase

 

Fonte:
Ministério da Saúde

 

25/06/2012 15:33


Artigos Relacionados


TIÃO VIANA QUER ACABAR COM A HANSENÍASE NO BRASIL

Reino Unido quer dobrar negociações comerciais com Brasil até 2015

Banco do Brasil quer ter agências em todas as cidades brasileiras até 2015

Suassuna quer eliminar excessos de burocracia e regulamentação

Brasil deve eliminar gases nocivos à camada de ozônio até 2040

Suplicy elogia decisão de eliminar dólar no comércio entre Brasil e Argentina