Brasil quer garantir Copa saudável em 2014
As cidades que serão sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 estão reunidas até sexta-feira (5), em Fortaleza (CE), para apresentar a situação do sistema de saúde e discutir as iniciativas que estão sendo adotadas para receber o encontro esportivo. O objetivo é identificar a capacidade de cada cidade em atender as necessidades de saúde e prevenir os riscos relacionados à Copa.
Na área de vigilância sanitária, a atenção está voltada para a segurança dos alimentos, o monitoramento da qualidade dos serviços de saúde públicos e privados e a identificação de situações que possam representar riscos para os turistas e os moradores de cada cidade. Alimentos manipulados sem respeitar as Boas Práticas de Fabricação, por exemplo, são uma das causas mais frequentes de surtos e intoxicação.
Um ponto de destaque é o trabalho da Anvisa já realizado em portos, aeroportos e fronteiras para prevenir riscos vindos de outros países. Com a estimativa de entrada de 3 milhões de turistas estrangeiros na Copa, este trabalho é fundamental para que o encontro aconteça de forma segura. Atualmente, a Anvisa utiliza o sistema Sagarana para monitorar em tempo real situações de riscos e alertas sanitárias nos pontos de entrada do País.
Para a área da saúde de forma geral, a preparação para a Copa possibilitará o estabelecimento de um plano nacional para grandes eventos, a melhoria do monitoramento do risco sanitário e a ampliação do investimento em infraestrutura para assistência à saúde.
Fonte:
Anvisa
05/08/2011 10:59
Artigos Relacionados
Governo quer mobilizar cidades-sede para garantir investimentos durante Copa de 2014
AGU integra comissão criada para garantir legalidade das obras para Copa de 2014
Ministério da Agricultura investe R$ 3 mi para garantir alimento saudável
Confira a tabela da Copa do Brasil 2014
Via Campesina quer comercializar produtos orgânicos para Copa de 2014
Governo quer internet rápida em celular para a Copa de 2014