Brasil também vai aplicar plano de combate à tuberculose da OMS



O Brasil faz parte do grupo de 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose em todo mundo e integrará o plano internacional lançado nesta quarta-feira (13) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para eliminação da doença em um prazo de cinco anos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a tuberculose continua sendo um sério problema de saúde pública no País, com cerca de 57 milhões de pessoas infectadas (pessoas que têm o bacilo, mas não necessariamente manifestam a doença).

Anualmente, são notificadas aproximadamente 72 mil novas infecções no Brasil, além de 4,7 mil mortes decorrentes da doença. 

A incidência estimada é de 37,8 casos para cada 100 mil brasileiros sendo que 60% deles se concentram nos 181 maiores municípios do País.


Números em queda

Apesar dos altos índices, as taxas de incidência e de mortalidade por tuberculose, de acordo com o ministério, estão em queda há mais de uma década. Nos últimos 19 anos, os novos registros caíram 26% e as mortes, 32%.

O Brasil é signatário da Declaração do Milênio que estabelece, entre outras metas, reduzir à metade (em relação a 1990) a incidência e a mortalidade por tuberculose até 2015. De acordo com o ministério, o País deverá atingir a meta antes do período determinado. 

A estimativa do Estado brasileiro é chegar a 2011 com menos de 70 mil novos casos e a 2015 com 45 mil novos casos anuais. 

A longo prazo, o objetivo é eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2050.


Fonte:
Agência Brasil



13/10/2010 17:27


Artigos Relacionados


Marta Suplicy: Brasil deve colaborar com fundo que combate à Aids, tuberculose e malária

Combate à tuberculose é reforçado com R$ 16,2 mi

Plano Nacional de Educação vai aplicar R$ 80 bilhões para cumprir metas

OMS lança plano mundial para erradicar a tuberculose em até 5 anos

Oficina debate ações de combate à tuberculose no Nordeste

Augusto Botelho lembra Dia Mundial de Combate à Tuberculose