Brasil tem 500 mil mandados de prisão não cumpridos, alerta Marta Suplicy




A senadora Marta Suplicy (PT-SP) afirmou nesta terça-feira (14), em discurso no Plenário, que o Brasil tem 500 mil mandados de prisão não cumpridos, segundo levantamento feito pela imprensa. A senadora ficou impressionada com o número e atribuiu a situação principalmente ao baixo investimento público nas forças de segurança e ao déficit de vagas prisionais.

- O não cumprimento de mandados de prisão é gravíssimo problema que ameaça a vida dos cidadãos brasileiros ao deixar à solta criminosos perigosos que apostam na impunidade - disse.

A senadora disse que a criação do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vai ajudar a melhorar esse quadro.

- O sucesso desse banco de dados é fundamental para organizar o sistema e tornar possível um diagnóstico da situação de cada estado brasileiro - opinou.

Outro benefício que o bando de dados vai proporcionar, segundo a senadora, é a classificação de quais tipos de mandados são menos cumpridos e quais desses são dispensáveis, ou seja, em quais casos penas alternativas à de privação de liberdade seriam mais adequadas.

Homofobia

Marta Suplicy também lamentou recentes agressões contra homossexuais ocorridas no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. Para ela, o Senado Federal já deveria ter aprovado o projeto de lei que criminaliza a homofobia.



14/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Kátia Abreu pede que mandados de reintegração de posse no Pará sejam cumpridos

Marta Suplicy comemora prisão de envolvidos em site que incitava ódio racial e homofobia

Governo quer cadastro de mandados de prisão

Marta Suplicy alerta para tendência de aumento dos casos de Aids

Marta Suplicy alerta para necessidade de investimento na indústria nacional

Marta Suplicy alerta para aumento da incidência de Aids entre os jovens