Brasil tem avançado na incorporação de fontes renováveis à matriz elétrica, diz ministro



O Brasil tem avançado muito na incorporação de fontes renováveis à matriz elétrica, o que tem proporcionado grandes avanços. A informação é do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que participou da abertura do Word Energy Lider’s Summit 2011, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (15). “Nos últimos anos, a evolução foi significativa, principalmente em usinas eólicas e de biomassa, que complementam uma matriz baseada essencialmente na hidroeletricidade”, afirmou.

O ministro também ressaltou que a capacidade instalada para produção de energia elétrica a partir da biomassa, ou seja, do bagaço da cana de açúcar, já alcança hoje mais de 5 mil MW, mas que esse número deve chegar a mais de 9 mil MW até 2020. Nesse mesmo ano, a capacidade instalada das usinas eólicas também deverá dar um salto, chegando a 11 mil MW. “O governo brasileiro vem realizando leilões específicos para contratação de energia elétrica proveniente das usinas eólicas, cuja capacidade instalada cresceu 54% em 2010; a de geração, 76%”, destacou Edison Lobão.

Na avaliação de Lobão, para atender às demandas futuras, será preciso a manutenção e ampliação do ritmo de expansão e diversificação da matriz. Por isso, são importantes os projetos de usinas hidrelétricas, que além de produzir energia limpa e renovável, apresentam o custo mais baixo entre todas as fontes de geração. “Nos próximos dez anos, o País terá que acrescentar no seu parque gerador cerca de 7 mil MW a cada ano, tendo como base um crescimento médio da demanda de 5%. Estudos indicam que, em 2020, o Brasil, hoje com 191 milhões de habitantes, deverá ter uma população de 205 milhões de pessoas”, informou.

Segundo ele, o desafio de implantar o potencial de geração exige também o desenvolvimento da capacidade de transmissão, sem a qual a energia produzida não chegará ao consumidor.

 

Fonte:
Ministério de Minas e Energia



16/09/2011 11:07


Artigos Relacionados


Matriz energética brasileira tem 88,8% de geração de fontes renováveis

Aprovada proposta que fixa em 10% participação de fontes renováveis na matriz energética até 2018

Brasil leva vantagem por contar com fontes renováveis de energia, diz secretário de Desenvolvimento Energético

SP vai abastecer frota de veículos com fontes renováveis

FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA SÃO TEMA DO CIDADANIA

ONU quer universalizar serviços de energia com fontes renováveis