Brasil vai trabalhar por área de livre comércio na América do Sul



O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse na tarde de hoje, em Lima, que o Brasil pretende trabalhar pela criação de uma grande área de livre comércio na América do Sul.

"Neste sentido, o Brasil propôs antecipar o processo de desgravação aduaneira que está em curso de 2019 para 2014”, afirmou, em discurso na abertura do Fórum Empresarial: 10 anos de Aliança Estratégica Brasil-Peru, realizado na capital peruana. O evento fez parte da programação da visita da presidenta da República, Dilma Rousseff, ao Peru.

A proposta de zerar o Imposto de Importação no comércio entre os países sul-americanos, já no próximo ano, foi feita aos demais membros do Mercosul em reunião do bloco realizada no final de outubro, na Venezuela.

Nos últimos cinco anos, a corrente de comércio entre o Brasil e o Peru passou de US$ 2,7 bilhões para US$ 3,7 bilhões. “Esse crescimento aconteceu simultaneamente ao reequilíbrio da balança, que durante anos pendeu em favor do Brasil. Esse movimento nos dá esperança de que a integração entre os nossos países seja cada vez maior nos próximos anos”, disse Pimentel.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



12/11/2013 16:11


Artigos Relacionados


ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DO AMAPÁ PERDE EMPRESAS

Roseana sugere área de livre comércio em Imperatriz

Jucá defende implantação de área de livre comércio em Boa Vista

Papaléo defende criação da Área de Livre Comércio de Macapá

CDR examina criação de Área de Livre Comércio em Santarém no Pará

Alencar defendeu negociação 'soberana' de área de livre comércio