Brasileiros e europeus tentam negociação entre Mercosul e UE



Representantes do Brasil e da União Europeia participam, nesta quarta-feira (14), de uma série de discussões na busca por acordos econômicos, depois da paralisação dos debates comerciais com o Mercosul. A crise fiscal que atingiu a Grécia e que ameaça outros países da região acabou provocando um recuo nas negociações sobre um acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. No encontro, os representantes do Brasil e do bloco devem assinar acordos de cooperação no esforço de facilitar os negócios entre a brasileira Embraer e os países europeus.


As conversas sobre um possível acordo estão suspensas desde 2004 e voltaram à tona no final do ano passado, quando a União Europeia demonstrou interesse em avançar no tema. No entanto, o bloco europeu ainda a União Europeia ainda não conseguiu retomar o ritmo de importações registrado antes da crise financeira internacional.


No primeiro semestre, as exportações brasileiras para a região somaram US$ 19,2 bilhões, valor ainda abaixo dos US$ 22,1 bilhões do mesmo período em 2008, antes do agravamento da crise. Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge,  a retomada das conversas conta com o apoio de Espanha e Itália – dois países mais simpáticos a um acordo com o Mercosul. No âmbito do grupo sul-americano, o Brasil já tem um acordo assinado com Israel.


Fonte:
Agência Brasil



16/07/2010 21:50


Artigos Relacionados


Reunião entre parlamentares brasileiros e europeus é encerrada em clima de confronto

Ministro cobra europeus por acordo com o Mercosul

Seminário debate mobilidade de pesquisadores brasileiros e europeus

Filmes brasileiros participam de festivais europeus em novembro

Empresários brasileiros e europeus avaliam efeitos da crise

Parlamentares do Mercosul tentam ajudar Argentina