Parlamentares do Mercosul tentam ajudar Argentina



Os senadores Roberto Requião (Brasil) e Raúl Alfonsin (Argentina) e os deputados Alfonso González (Paraguai), Washington Abdala (Uruguai) e Victor Rebolledo (presidente da delegação do Chile), em nome do Mercosul, comprometeram-se, nesta sexta-feira (12), em Buenos Aires, a prestar a colaboração necessária para que a Argentina supere a crise social, econômica e financeira em que vive.

Ao assinarem a Declaração de Buenos Aires, esses parlamentares pediram ao FMI uma definição urgente de ajuda econômica, afirmando que isso reverteria de maneira considerável a situação do país. "Os países integrantes do Mercosul, mais o Chile, soubemos restabelecer o estado de direito democrático, após dolorosas lutas dos nossos povos, razão pela qual solicitamos que o FMI tenha a disposição de definir, sem dilações, o apoio solicitado", diz o documento.

Na qualidade de representantes legítimos dos países que integram o Mercosul, mais o Chile, os parlamentares afirmam, no documento, observar com temor o alargamento das camadas mais pobres da população argentina, fato que, na opinião deles, coloca em sério risco a continuidade institucional do país e da região.

Os parlamentares afirmam que a situação poderá ser revertida com a concretização da assistência do FMI, fato que, ao mesmo tempo, ajudará "a manter o funcionamento democrático, tendo em conta, aliás, os próximos pleitos eleitorais desses países".

Refere-se ainda a Declaração de Buenos Aires ao pedido do FMI para que a Argentina emita sinais claros de que tem um plano coerente e razoável de recuperação. Os representantes do Mercosul sustentam que as autoridades portenhas mostram grande empenho em dar esses sinais, até por que comprometeram-se a esboçar um plano que, além de promover a reativação econômica, garantirá o adequado cumprimento dos compromissos contraídos.



12/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inicia hoje, na Argentina, encontro da União dos Parlamentares do Mercosul

Brasil e Argentina tentam resolver impasses nos setores de calçados e têxtil

Brasileiros e europeus tentam negociação entre Mercosul e UE

Parlamentares tentam pela quarta vez votar projeto que permite remanejar verbas do PAC

Americanos tentam explicar Fast Track e Alca à Comissão do Mercosul

FMI impõe prazo e condições para ajudar Argentina