Ministro cobra europeus por acordo com o Mercosul
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, pediu pressa aos países membros da União Europeia (UE) na aprovação da oferta a ser apresentada ao Mercosul para a abertura das negociações de um acordo de livre-comércio entre os dois blocos econômicos. “Nós [do Mercosul] estamos consolidando a nossa oferta. Esperamos que a União Europeia apresente sua proposta o mais rápido possível, ainda que não o faça mais em 2013, como tinha sido acordado”, disse.
Pimentel falou a empresários brasileiros e franceses e representantes do governo francês na manhã desta quinta-feira (12) no 1º Fórum Econômico Brasil-França, em Brasília (DF). A ministra do Comércio Exterior da França, Nicole Bricq, também participou do Fórum.
Em janeiro de 2013, representantes do Mercosul e da UE fixaram o último trimestre deste ano como prazo final para a troca de oferta entre os dois blocos econômicos. Recentemente, a UE pediu ao Mercosul que a troca ocorra somente no início de 2014. Apesar do pedido de adiamento, o ministro Pimentel disse estar confiante na apresentação da proposta do bloco europeu.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
12/12/2013 18:44
Artigos Relacionados
Ministro austríaco defende acordo entre Mercosul e União Européia
Brasileiros e europeus tentam negociação entre Mercosul e UE
Europeus fazem acordo inédito com América Central
Ideli Salvatti: acordo com o FMI prejudica Mercosul
CRE aprova acordo sobre educação no Mercosul
MERCOSUL: APROVADO ACORDO NA ÁREA DE PÓS-GRADUAÇÃO