Brasília recebe mostra de 15 comunidades artesanais das regiões Sul e Nordeste



De 7 a 10 de abril, o Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) realiza em Brasília, no Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional, o Mercado Brasil de Rendas e Bordados, mostra e venda de peças produzidas por 15 comunidades artesanais localizadas nas regiões Sul e Nordeste do Brasil. Além da comercialização dos produtos, cuja renda será revertida para as comunidades expositoras, o evento promoverá mostra de documentários e demonstrações de técnicas do fazer artesanal executadas pelos próprios artesãos.

O encontro é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por intermédio do Promoart+Cultura, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo do Distrito Federal.

O Mercado Brasil de Rendas e Bordados vai revelar e beneficiar diretamente o talento de cerca de 2 mil artesãos dos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Santa Catarina. 

 

Promoart

O Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), integrado ao Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, foi criado com a finalidade de apoiar grupos produtores de artesanato de tradição cultural, buscando o desenvolvimento desse setor da cultura brasileira. Trata-se de destacar a qualidade e a importância dos saberes tradicionais específicos dos quais o artesão é portador, na promoção de um mercado que reconheça esse valor, oferecendo condições dignas de sobrevivência aos artesãos e estimulando a expressão de sua arte.

Realizado pela Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), por meio de convênio firmado com o Ministério da Cultura, o programa conta com a gestão conceitual e metodológica direta do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)/Departamento de Patrimônio Imaterial/Iphan, e com a parceria institucional e apoio financeiro do BNDES.

 

Fonte:
Iphan



29/03/2011 18:32


Artigos Relacionados


Estudo do Ipea mostra que regiões Norte e Nordeste têm menos médicos do SUS

Caravana da Embrapa orienta comunidades no Nordeste

JÚLIO EDUARDO ELOGIA PROJETOS DE COMUNIDADES DO NORDESTE E AMAZÔNIA

Nery diz que as Regiões Norte e Nordeste são discriminadas

Jovens de comunidades tradicionais participam de encontro em Brasília

Censo mostra as diferenças territoriais das comunidades brasileiras