Brizola determina apoio integral do PDT a Germano Rigotto




Brizola determina apoio integral do PDT a Germano Rigotto
A coordenação da campanha de Germano Rigotto, candidato da coligação União Pelo Rio Grande (PMDB-PSDB-PHS), reúne-se hoje à tarde com lideranças do PDT para oficializar apoio integral do partido à sua candidatura. O líder nacional do partido, Leonel Brizola, determinou que todos integrantes da sigla deveriam apoiar Germano Rigotto no Rio Grande do Sul.

Alberto Oliveira, coordenador da campanha do peemedebista, não quis comentar o teor da reunião, em que provavelmente será discutido como ficará o apoio.

Mesmo com o a decisão de Brizola, que reforça a candidatura de Rigotto, sua equipe de campanha garante que, a seis dias do segundo turno, a estratégia continuará a mesma.

"O Rigotto vai continuar participando de eventos em municípios importantes no Estado, vai comparecer a debates e reuniões e vai articular os partidos da base de apoio para ampliar o universo da militância”, afirmou Alberto Oliveira.

Além disso, ele comentou que o candidato do PMDB manterá o mesmo nível de discurso que vem apresentando desde o início do primeiro turno das eleições, quando ainda tinha 3,5% das intenções de votos.


Páginas de Serra ma internet diz que Lula está reunindo os dinossauros: Lulassic Park
O site da campanha do presidenciável tucano José Serra (www.joseserra.com.br), que foi reformulado, voltou a ser uma das formas de ataque ao adversário Luiz lnácio Lula da Silva, do PT. Adotando a mesma estratégia do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, de chamar Lula para os debates, o site ataca principalmente os apoios conquistados pelo candidato do PT no segundo rumo. Conforme o site, o petista está construindo um Lulassic Park, por causa dos políticos antigos que agora o apóiam.

"Lula e seu partido estão reunindo velhos dinossauros da política brasileira. Espécimes que caminhariam para a extinção", critica o site. "Mas o PT está se encarregando de dar sobrevida a esses dinos, transformando o que poderia ser uma boa candidatura em um Lulassic Park”, continuou.

A referência imediata é aos ex-governadores peemedebistas Orestes Quércia e Newton Cardoso, a Leonel Brizola, presidente nacional do PDT, e a um possível apoio de Paulo Maluf (PPB).

“(Nas eleições) foram abatidos exemplares do enricossauro, como o paulista Orestes Quércia e o mineiro Newton Cardoso. Desabaram obsoletossauros, entre eles o engenheiro Leonel Moura Brizola, e inqueritossauros, cujo exemplar mais vicioso é Paulo Salim Maluf. As ondas de calor produzidas pelas urnas fizeram desaparecer até mesmo um exemplar único do impeachmentossauro: Fernando Collor”, encerra o texto do site.


Posse do novo presidente da República, ao invés de em 1º d ejaneiro, poderia ficar para o dia 15
A obstrução da pauta da Câmara por medidas provisórias, e não questões de ordem política, deve dificultar a aprovação, ainda este ano, da emenda constitucional que transfere a posse do presidente da República do dia 1º para o dia 6 de janeiro. A proposta tem o apoio dos presidentes da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), do Senado, Ramez Tebet (PMDB-MS), e de boa parte dos deputados, mas o tempo será curto para a tramitação.

Aécio criou todas as condições para facilitar o encaminhamento da emenda cuja tramitação está mais adiantada. Esta é a de autoria do deputado José Genoino (PT-SP), já aprovada pela Comissão de Constituição e justiça, que muda a data da posse para o dia 15 de janeiro.


Justiça eleitoral atende pedido da Frente Popular e determina que o Ibope esclareça metodologia
O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Marco Antônio Barbosa Leal, deferiu ontem pedido da Frente Popular para que ela tenha acesso à metodologia empregada pelo Ibope para chegar aos números da última pesquisa divulgada pelo instituto, na sexta-feira passada, em que Germano Rigotto (PMDB) aparece com 23 pontos de vantagem sobre Tarso Genro (PT), contrariando resultados de pesquisas de outros institutos, que indicam queda da candidatura de Rigotto e crescimento de Tarso.

Tarso Genro denunciou ontem, em coletiva à imprensa, que "estão ocorrendo atos políticos graves nessa campanha eleitoral que merecem uma resposta serena e segura de sua parte". Tarso afirmou que "as pesquisas causaram um grande prejuízo ao PT no primeiro turno e esse instituto (Ibope), em particular, vem causando danos ao partido e à Frente Popular em diversos estados por ficar errando, sistematicamente, nesse sentido”.


Serra não comenta resultados das pesquisas e cancela compromissos
O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, não cumpriu compromissos de campanha ontem e passou o dia em sua casa, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. A viagem planejada ao Mato Grosso do Sul foi cancelada, porque Serra resolveu participar do comício de Geraldo Alckmin, candidato à reeleição ao governo de São Paulo. O tucano não quis comentar os resultados das pesquisas de intenção de voto, que mostraram inalterado o quadro eleitoral.

No horário eleitoral gratuito, Serra fez fortes críticas ao adversário petista, dizendo que há muitas "incoerências e dubiedades." "Para o povo, Lula diz que vai mudar a política econômica. Para os empresários, ele garante que não vai fazer mudanças na economia”, acusou.


Mercado financeiro otimista com declarações do PT
O mercado financeiro começa a semana dirigindo todas as atenções para a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, que definirá o rumo da taxa Selic. As preocupações também são com o vencimento de US$ 1,1 bilhão em dívida cambial, previsto para esta semana, e o resultado das pesquisas eleitorais divulgadas no fim de semana.

Para o economista do JP Morgan, Fábio Akira, o mercado está otimista em função das declarações de representantes do PT, que se comprometeram a cumprir o superávit primário necessário para garantir o equilíbrio fiscal. O partido informou ainda que se Luiz Inácio Lula da Silva for eleito presidente, a equipe econômica será anunciada dia 28. Em conseqüência disso, a cotação do dólar fechou a semana com queda de 0,89%, a R$ 3,87 para a venda.


Topo da página



10/21/2002


Artigos Relacionados


PPB oficializa apoio a Germano Rigotto

GERMANO RIGOTTO AGRADECE APOIO DE ADVERSÁRIOS

18h24 - BRITTO ANUNCIA VOTO A GERMANO RIGOTTO

Rigotto vai atrás de apoio do PDT

Rigotto recebe apoio do PL contra Tarso

Rigotto pede apoio do Senado para negociar dívidas estaduais com o governo