CABRAL ELOGIA TRABALHO DE JOSAPHAT NA RELATORIA DO CÓDIGO



"Vossa Excelência tem uma entrevista marcada com a posteridade", disse hoje (dia 24) o senador Bernardo Cabral (PFL-AM), ao elogiar o trabalho do senador Josaphat Marinho (PFL-BA) na relatoria do Código Civil. Ele traçou a cronologia desse projeto no Legislativo, elogiando os vários civilistas que nele trabalharam e enaltecendo o significado da matéria.

- No dia que o Código Civil sair da Câmara e for sancionado, essa legislatura vai se impor não, como muitos dizem injustamente, como aquela que não produz o que o povo exige. Mas como aquela que está rigorosamente atenta aos anseios populares.

Conforme Bernardo Cabral, a Constituição garante os direitos fundamentais, mas é o Código Civil que os concretiza. Argumentando que o Código é fundamental para resguardar os direitos constitucionais, ele indagou: "como a Constituição protegeria os cidadãos se o Código Civil não regulasse os direitos do cidadão?".

Lembrando que, pelo novo Código, o marido deixa de ser o chefe da sociedade conjugal e que a maioridade civil é antecipada para 18 anos, o senador disse que todas as homenagens prestadas até agora a Josaphat Marinho ainda estão aquém do que ele merece.



24/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA ELOGIA TRABALHO DE JOSAPHAT PARA CÓDIGO CIVIL

ACM ELOGIA JOSAPHAT PELO RELATÓRIO DO PROJETO DO NOVO CÓDIGO CIVIL

BERNARDO CABRAL ELOGIA CÓDIGO DE ÉTICA PARA TRIBUNAIS DE CONTAS

ACM ELOGIA TRABALHO DO SENADO NO CÓDIGO CIVIL

Cabral homenageia Josaphat Marinho lendo artigo de Agaciel Maia

LOBÃO ELOGIA TRABALHO DE LEVY DIAS SOBRE CÓDIGO DE TRÂNSITO