Cabral homenageia Josaphat Marinho lendo artigo de Agaciel Maia



Lendo o artigo "Josaphat Marinho, um paradigma", assinado pelo diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) homenageou nesta segunda-feira (20) o ex-senador e constitucionalista Josaphat Marinho, morto aos 86 anos de idade, em março deste ano.

Autor da iniciativa que deu o nome de Josaphat Marinho à sala onde se reúne a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Cabral enalteceu a alta figura intelectual e moral de jurista, senador e professor do colega, com quem conviveu desde 1966, "numa amizade que cresceu e se consolidou no conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil".

Ele pediu a transcrição nos anais do Senado do artigo de Agaciel Maia, requerendo ainda que seja transmitida à família do homenageado a iniciativa que estava tomando. Antes de ler o artigo do diretor-geral, Cabral disse que o texto era da lavra de respeitado servidor da Casa, portanto insuspeito de outro interesse que não o de fazer justiça. Lembrou ainda que Agaciel Maia é membro do centenário Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, onde se debate um dos bens mais gratos a um país, que é a sua cultura.

Na leitura do artigo, o senador destacou frase que Josaphat Marinho usou quando se despediu do Senado, na qual dizia que não reivindicava postos, consciente de que "no chão áspero da rua também há espaço para o combate gerador de esperança". Em aparte, o senador Álvaro Dias (PDT-PR) também enalteceu o artigo de Agaciel Maia e disse que poucas pessoas passaram pelo Senado com tanto brilho e dignidade como Josaphat Marinho.



20/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cabral elogia artigo publicado por Agaciel Maia sobre Senado

MALDANER DESTACA ARTIGO DE JOSAPHAT MARINHO SOBRE EMPRÉSTIMO JUNTO AO FMI

Mozarildo elogia artigo de Agaciel Maia sobre o Senado

ENCAMINHAMENTOS CONTRÁRIOS JOSAPHAT MARINHO

Tebet lamenta morte de Josaphat Marinho

Plenário da CCJ recebe nome de Josaphat Marinho