Plenário da CCJ recebe nome de Josaphat Marinho



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) homenageou nesta quarta-feira (31) o ex-senador Josaphat Marinho, dando à sala de reuniões do colegiado o nome do ex-parlamentar baiano, falecido em 30 de março de 2002. Josaphat Marinho, lembrou o presidente da CCJ, senador Edison Lobão (PFL-MA), integrou por 16 anos a comissão. Estiveram presentes à cerimônia os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Melo, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Peçanha Martins, e o representante da família Archimedes Pedreira Franco. A homenagem a Josaphat Marinho foi sugerida pelo então senador Bernardo Cabral, quando presidia a CCJ.

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) falou durante a cerimônia como representante da CCJ, destacando a atuação brilhante, a independência e a coragem do político Josaphat Marinho, que foi deputado estadual e se elegeu por dois mandatos para o Senado. Antonio Carlos ressaltou ainda o trabalho do ex-senador baiano como relator do novo Código Civil.

- Era voz ponderada e competente no Plenário e se firmou como uma das mais importantes figuras desta comissão. Eu tive a honra de designá-lo para relatar o Código Civil, quando assumi a presidência do Senado e, graças a ele, o Código, que dormitava há mais de 20 anos no Congresso, foi feito. Não presidiu esta comissão, por uma dessas injustiças do destino, mas deixou aqui a sua marca. E continuará iluminando a todos nessa comissão com seu espírito e inteligência. - afirmou Antonio Carlos.



31/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


ENCAMINHAMENTOS CONTRÁRIOS JOSAPHAT MARINHO

Tebet lamenta morte de Josaphat Marinho

SENADORES DESTACAM ATUAÇÃO DE JOSAPHAT MARINHO

JOSAPHAT MARINHO SE DESPEDE CRITICANDO A GLOBALIZAÇÃO

JOSAPHAT MARINHO AFASTA-SE POR QUATRO MESES

JOSAPHAT MARINHO COMEÇA ESCLARECENDO AS DÚVIDAS