CAE ADIA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE MODERNIZA AS PREFEITURAS



A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado adiou para a próxima reunião a votação de dois projetos que autorizam os municípios brasileiros a contratar empréstimos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destinados à implantação de programas de fortalecimento e modernização das respectivas máquinas administrativas.
O relator, senador Roberto Saturnino (PSB-RJ), é favorável à aprovação, por entender que os empréstimos vão ter impacto positivo nas finanças municipais. Saturnino recomenda a aprovação do projeto do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), e considera, por isso, prejudicada a proposta do senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) que trata do mesmo assunto.
De acordo com o projeto de Bornhausen, o município que pedir empréstimo para fortalecer e modernizar a máquina administrativa será dispensado da obrigação de apresentar saldo nas contas públicas e de apresentar certidões que comprovem a regularidade junto a fundos e programas previstos na Resolução 78 do Senado. Entre esses fundos e programas estão o Finsocial, Cofins, INSS e FGTS.
Saturnino informou que o governo já tem em mãos o Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal (Pnafm), destinado a financiar as chamadas máquinas administrativas, sendo necessário, conforme argumentou, que o benefício seja estendido a um número maior de municípios, nas mesmas bases propostas pelo projeto.

14/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE adia votação de projeto sobre IR

CCJ adia votação de projeto sobre Ato Médico

CCJ adia votação de projeto da Lei do Empregado Doméstico

CAE adia para o dia 11 votação do projeto das ZPEs

CAE adia votação do projeto que substituiu a MP das Filantrópicas

CAE adia votação de projeto sobre tributação de microempresas