CAE analisa indicação para presidência da Autoridade Olímpica



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisará na próxima terça-feira (5) a indicação, feita pela presidente da República Dilma Rousseff, do diplomata e ex-ministro das Cidades no governo Lula, Márcio Fortes de Almeida, para o cargo de presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO). A votação será secreta.

Em seu voto favorável à indicação, o relator da matéria na CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), lembra que Márcio Fortes ocupou posições de destaque em sua carreira pública e em vários governos.

Márcio Fortes foi secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia na gestão do ministro Pratini de Moraes, em 1992, no governo Collor. No governo Itamar Franco, assumiu interinamente o Ministério de Minas e Energia em 1992, e presidiu o conselho de administração de várias estatais, entre elas Light, Furnas Centrais Elétricas, Eletrosul Centrais Elétricas e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Também foi membro do conselho de administração da Itaipu Binacional e da Eletrobrás.

Durante o governo Fernando Henrique, Márcio Fortes foi secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Abastecimento e presidiu os conselhos de administração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Além disso, foi secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, comandado pelo ministro Luiz Fernando Furlan, durante o governo Lula. Em 21 de julho de 2005, assumiu o Ministério das Cidades, onde permaneceu até o final do governo.

A reunião da CAE terá início às 11h30.



01/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE analisa indicação para presidente da Autoridade Pública Olímpica

Meirelles aprova indicação de Márcio Fortes para presidência da Autoridade Olímpica

CAE aprova indicação de general para presidir Autoridade Olímpica

CAE aprova indicação de Márcio Fortes para Autoridade Olímpica

Comissão do Senado aprova indicação de Márcio Fortes para presidir Autoridade Pública Olímpica

CAE sabatina indicado para presidir Autoridade Pública Olímpica