CAE ANALISA PROJETO QUE AMPLIA BENEFÍCIO DA MERENDA ESCOLAR



O projeto de lei da Câmara que institui o Programa Nacional de Apoio à Infância e amplia o benefício da merenda escolar é um dos temas a ser debatido pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na reunião desta terça-feira (dia 22), às 10h. O relatório do senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) aconselha a aprovação da matéria, que terá que passar também pelas Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Educação (CE).
O mérito da matéria será examinado por essas duas outras comissões. A CAE vai deliberar apenas sobre a viabilidade de criação do Fundo Nacional de Alimentação (FNA), que funcionará na forma de apoio, a fundo perdido, ou de empréstimos reembolsáveis para financiar projetos de alimentação destinados a gestantes e crianças com até sete anos de idade.
Os integrantes da CAE devem analisar ainda, na pauta de 12 itens, projeto de lei apresentado pelo senador Geraldo Cândido (PT-RJ) que institui a conta-pagamento padrão, isentando os trabalhadores assalariados de tarifas bancárias. Pela proposta de Geraldo Cândido, o empregador deve arcar com os custos de manutenção das contas bancárias destinadas exclusivamente ao depósito de salários e movimentadas somente por cartão magnético. O relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), apresentou substitutivo favorável à proposta, alegando que as tarifas bancárias implicam prejuízo aos trabalhadores.
Dentre os assuntos mais polêmicos a serem debatidos na comissão está o projeto de lei que determina a instalação, nos aparelhos de televisão, de dispositivo eletrônico concebido especialmente para bloquear a recepção de programação inadequada para crianças. A proposta recebeu aprovação dos deputados federais e tem voto favorável do relator na comissão, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT).
Segundo o projeto de lei, os fabricantes deverão equipar os televisores com um chip que permita, por meio de senha ou código, a seleção de programas que não devem ser exibidos. Pela proposta, o governo federal deve proceder à classificação indicativa dos programas e as emissoras de TV devem divulgar previamente suas programações, indicando os horários de exibição de cenas de violência e sexo.
A CAE é presidida pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB) e tem em sua pauta desta terça-feira sete projetos que não obtiveram apoio dos relatores, que opinaram pelo arquivamento das propostas. Uma das propostas com pedido de arquivamento é a que institui a venda de automóveis por consignação.

21/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto limita açúcar na merenda escolar

PROJETO FACILITA ACESSO A RECURSOS PARA MERENDA ESCOLAR

PROJETO FACILITA ACESSO A RECURSOS PARA MERENDA ESCOLAR

PROJETO FACILITA ACESSO A RECURSOS PARA MERENDA ESCOLAR

CE aprova projeto que garante merenda escolar para municípios inadimplentes

Cristovam apoia projeto que aumenta benefício do Bolsa Família conforme rendimento escolar