Cristovam apoia projeto que aumenta benefício do Bolsa Família conforme rendimento escolar



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apoiou em Plenário, nesta sexta-feira (5), o projeto de lei do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que acrescenta ao benefício do programa Bolsa Família adicional de acordo com o desempenho escolar das crianças. A proposta (PLS 247/09) foi aprovada nesta semana pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na qual recebeu parecer terminativo. No entanto, o projeto pode ir ao exame do Plenário caso haja recurso nesse sentido.

Na avaliação de Cristovam, a proposição de Tasso vai aprimorar o programa ao estimular maior empenho dos estudantes. O senador disse estranhar argumentos de que a medida pode exigir demais das crianças, bem como o de que as elas devem compreender o valor do estudo sem a necessidade de premiação.

- As classes média e alta da sociedade não exigem de suas crianças e não as premiam? - indagou.

Na avaliação do senador, os candidatos à Presidência da República devem manter e aperfeiçoar o Bolsa Família, em vez de discutirem a "paternidade" do programa. O senador disse que se trata de um programa assistencial necessário, que beneficiará ainda mais as pessoas que dele dependem caso possa ser vinculado ao desempenho escolar dos beneficiados.

Cristovam também fez questão de lembrar que lançou a idéia de um programa assistencial vinculado à educação, em 1987, na Universidade de Brasília (UnB).

Em aparte o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) sugeriu que os candidatos às eleições tenham compromisso com o Bolsa Família e disse acreditar que nenhum deles tem a intenção de extingui-lo. O senador observou que o programa estimula o respeito às crianças das classes menos favorecidas que estão matriculadas na rede de ensino, uma vez que elas proporcionam fonte de renda à família.

Também em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoie o projeto de Tasso, que vai contribuir com a educação dos brasileiros. O senador disse estranhar que Lula tenha reagido à proposta de premiar os bons resultados dos estudantes na escola.

Ao também apoiar o projeto de Tasso Jereissati, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) observou que os governos, muitas vezes, desperdiçam recursos com ações não prioritárias.

- Como este país é cheio de contrastes: dinheiro pelo ralo para coisas supérfluas e falta dinheiro para ações concretas, como no caso da proposta do senador Tasso Jereissati - disse.

05/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bom rendimento escolar pode gerar benefício adicional do Bolsa Família

Dados do Bolsa Família serão cruzados com rendimento escolar

Bom desempenho escolar pode aumentar benefício do Bolsa Família

Governo e oposição divergem sobre votação de projeto que inclui benefício natalino no Bolsa Família

CE aprova projeto que vincula Bolsa Família ao desempenho escolar do aluno

Virgílio refuta críticas a projeto de Jereissati que aumenta Bolsa Família de bons alunos